Os times de Campina Grande tem longa história de rivalidade com o Santa Cruz de Recife. O Treze por exemplo, eliminou a equipe do "Arruda" do Campeonato Brasileiro da Série B de 1989 e da Copa do Brasil em 1999. O Campinense por sua vez, foi o algoz do time pernambucano no Campeonato Brasileiro da Série C de 2008.
Em 2000, quando o Campeonato do Nordeste tinha a sua merecida importância reconhecida por todos os clubes do Nordeste, Treze e Santa Cruz realizaram uma partida no Estádio Presidente Vargas, transmitida para toda a região, pela Rede Globo Nordeste. Relembrem no vídeo abaixo, a bela vitória da equipe de São José pelo placar de 3 a 1, além de quebrar um pouco o mito de que o Galo da Borborema, não joga bem em seus domínios.
Fui assistir essa partida no PV. Fiquei na arquibancada por trás do gol, onde a torcida do Campinense batizou de Coréia e onde estava uns 50 torcedores do Santa Cruz. Como bom Raposeiro a intenção era torcer pela Cobra Coral... Era! Pois não demorou para os Pernambucanos começarem a insultar os Campinenses de matutos e paraibacas. O Campinismo falou mais alto e acabei satisfeito com a vitória do maior rival.
Leia: ...e onde estavam uns 50 torcedores...
Gustavo, pelo menos uma vez, com a exceção de Campinense e Guarabira em 2007, que uma vitória da Raposa beneficiava o Treze, torci para o Campinense. Foi na Série C de 2003, no jogo contra Itapipoca ou Itacuruba, não lembro. Roubaram tanto o Campinense, que quando percebi, estava torcendo para o Campinense. É instinto, quando mexem com Campina, quem gosta dela de verdade, veste a camisa.