Contando com a colaboração do amigo Diego Gayoso que, dispondo de parte do acervo fotográfico da antiga CELB (o qual seria extraviado), nos concedeu a grata satisfação de digitalizá-los, dos quais postamos as duas imagens seguintes, mostrando o obelisco no Parque Evaldo Cruz, marco zero do nosso Município.
As fotos eram captadas para registrar ações executadas de projetos de iluminação pública promovidos pela Companhia de Eletrificação da Borborema-CELB. Portanto, estas fotos foram feitas à época da sua inauguração.
O antigo “Açude Novo” foi transformado em parque na Administração do Prefeito Evaldo Cruz, inaugurado em 31 de Janeiro de 1976, tendo sido batizado de Parque do Açude Novo. Assumiu o nome de Parque Evaldo Cruz, após seu falecimento em 1985.
O parque tem uma área total de 46.875m2 e, conforme consta na sua placa inaugural, custou Cr$ 7.500.000,00.
Parte desse montante foi captado junto ao Programa Fundurbano do Banco do Nordestre do Brasil, conforme flagra jornalístico postado abaixo, encontrado no jornal "A Gazeta do Sertão):
Fotos (Parque Evaldo Cruz) do Acervo de Diego Gayoso
Na minha infância, final dos anos 70 e início dos anos 80, meu pai nos levava a passear no Açude Novo, como chamávamos, e tivemos bons momentos. Lembro das águas jorrando, das pessoas felizes e sorridentes, até que a violência afastou as pessoas daquele lugar.
Época maravilhosa só lembranças há se o tempo voltasse 👍