Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Tempos atrás nos deparamos com um pedido da professora Clotilde Tavares, para que falássemos do Edifício “Ferro-de-Engomar”, que é localizado na Avenida Getúlio Vargas, centro da cidade.


Tradicional aporte dos boêmios da cidade, não sabemos a data de construção do mesmo, porém, foi claramente influenciado no estilo “Beaux-Arts”, cujo prédio mais famoso é o “Flatiron Building”, que se encontra em Nova Iorque, nos Estados Unidos e tem a forma de um antigo Ferro de Engomar.

Flatiron Building
 
 Ferro de Engomar

Porém, o edifício de Nova Iorque não foi o primeiro, pois antes dele já existiam o Edifício “Gooderham” de Toronto - Canadá, construído em 1892 e o “English-American Building” em 1897 na cidade de Atlanta – EUA.

O “Ferro-de-Engomar” de Campina Grande, com certeza já passou a casa dos 50 anos de idade e foi edificado daquela forma, talvez, para aproveitar o terreno em toda a sua plenitude.


Na imagem abaixo, encontrada no blog da professora Clotilde (www.umaseoutras.com.br), podemos observar como o prédio é pontiagudo.


Se alguém puder nos ajudar com informações sobre o ano e quem construiu o edifício é só entrar em contato conosco que colocaremos aqui no blog.



3 comentários

  1. Anônimo on 3 de outubro de 2010 às 11:12

    Ali no canto direito é possível visualizar o SALÃO REAL, comandado pelos grandes ZÉ e MINEIRO! Barbeiros de mão cheia, sempre com o bom papo!

     
  2. Unknown on 13 de setembro de 2020 às 13:39

    Foi Construído por Emidio Pereira dos Santos,casado com Maria ditosa,

     
  3. Anônimo on 21 de agosto de 2023 às 10:39

    Cheguei em campina Grande em 11 de março de 1984 para fazer vestibular, vindo da cidade de São Gabriel Bahia. Conheci a mercearia ferro de engomar nessa época.
    Jamais saiu da minha mente aquele prédio.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br