Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Carregando...
A presente biografia publicada abaixo, foi encontrada no link: http://www.camaracg.com.br/memorial.php . Trata-se da história de Pedro Sabino, ex-vereador de Campina Grande.

Pedro Sabino

Nasceu em 10 de janeiro de 1900, no Marinho, distrito de Campina Grande. Filho de Manoel Sabino de Farias e Filomena de Almeida Farias.

Foi vereador em Campina Grande a partir de 1947, pela UDN (União Democrática Nacional), tendo sido eleito por quatro legislaturas, e presidente da Câmara Municipal por duas vezes. Primeiramente em eleições no dia 30 de novembro de 1951; e, na segunda oportunidade em 30 de novembro de 1959.

Apresentou ao longo de sua atuação inúmeros requerimentos e projetos, dentre os quais, denominação de ruas, praças, notadamente em São José da Mata, e ainda concessão de títulos de cidadania campinense a personalidades.

Dentre outras encaminhou as seguintes proposituras: Projeto declarando gratuitas as funções de Vereador, Prefeito e vice-prefeito; pedido de reajuste para os servidores do Legislativo; desapropriação de ruas, terrenos e prédios; concessão de subvenção à Escola Politécnica da Paraíba; isenção do Imposto Predial; concessão de auxílio financeiro aos Sindicatos Reunidos dos Trabalhadores e ao Sindicato dos Trabalhadores de Campina Grande; concessão de isenção de impostos municipais às indústrias novas de produtos sem similares e propostas para a abertura de crédito especial.

Outras funções - A família Sabino, formada por grandes comerciantes em Campina Grande, sempre foi geradora de empregos através de suas atividades econômicas. Pedro Sabino atuou como comerciante no ramo de algodão e de sisal, sendo um dos dirigentes da Cooperativa Central de Campina Grande.

Presidiu a Empresa Autoviária Rainha da Borborema, uma das pioneiras da cidade, que fazia as linhas dos bairros dos 40, Monte Castelo, José Pinheiro e outras rotas.

Hoje é nome de praça e de rua, respectivamente, em atendimento a proposituras dos vereadores Maria Lopes Barbosa e Lindaci de Medeiros Nápoles.


Sabino recebeu uma homenagem de Ronaldo Cunha Lima, em forma de estátua no Bairro de São José:


 



4 comentários

  1. RICARDO PEREIRA on 5 de agosto de 2010 02:33

    SOU FILHO NATURAL DO DISTRITO DO MARINHO,ESTUDEI EM UM GRUPO QUE TEM O NOME DE MANOEL SABINO DE FARIAS,ULTIMAMENTE FIQUEI CURIOSO EM SABER POR QUE O NOME MARINHO? PROCURANDO NA NET ALGO SOBRE O DISTRITO, DESCOBRI QUE NÃO TEM NADA SOBRE SUA HISTORIA, MAS ACABEI DESCOBRINDO ESSE BLOG E SEM QUERER DESCOBRI PQ O NOME DO GRUPO É MANOEL SABINO DE FARIAS DEVE TER SIDO UMA HOMENEGEM DE PEDRO SABINO.A PARTIR DAI PROCUREI SABER MAIS SOBRE O DISTRITO. PEDRO SABINO É IRMAO DE NÔ SABINO DE FARIAS QUE É PAI DE DONA VERINHA DONA DA EMPRESA CRUZEIRO E IRMA DE JOSEBIAS FARIAS QUE ERA DONO DA EMPRESA BORBUREMA. PEDRO SABINO TBM IRMAO DE HELENO SABINO QUE É PAI DO EX VICE PREFEITO DE CAMPINA, EVANDRO SABINO. E POR TER LIDO NESTE BLOG ESTA BIOGRAFIA ESTOU DESENVOLVENDO UM PROJETO SOBRE A MEMORIA DO DISTRITO. CHEGUEI A DESCOBRI QUE MANOEL TAVARES O MESMO DA AVENIDA MANOEL TAVERES FOI UM MORADOR DO DISTRITO DO MARINHO E FUNCIONARIO POR 40ANOS DO CARTORIO DO INGÁ.MEU OBJETIVO É DESCOBRIR PQ MARINHO?

     
  2. Hélcio Sabino on 26 de março de 2013 17:14

    Olá, meu nome é Hélcio Sabino e sou neto de Pedro Sabino. Gostaria de me comunicar com o dono do blog, pois achei muito interessante e gostaria de saber mais sobre essas histórias, principalmente sobre a cidade de Marinho...

     
  3. Hélcio Sabino on 28 de março de 2013 17:37

    Imagina só minha mulher escreveu que Marinho é uma Cidade...hahaha ela já promoveu Marinho...
    Olha só eu um Campinense legítimo confundindo Marinho...era só o que faltava.

     
  4. Rafael Rafinha on 9 de junho de 2014 19:36

    eu sou bisneta do manoel sabino pois ele era irmao do tenente inacio sabino gostaria de saber mais sobre essa familha minha bizavo esposa do manoel sabino se ch amava maria sabino a qual foi abandonada com filhos pequenos para criar a minha avo era a mais velha eu so sei q a minha biza falava q ele tinha refeito sua vida em salvador bahia eu sei q minha biza o amava muinto a ponto de morre chamando por ele meu bizavo era moreno dos olhos verdes gostaria de saber mais sobre ele o tio inacio sabino meu bizavo tambem era civil se eu nao me engano ele era detetive se vc souber algo me chamo cida almeida neta de lidia sabino de almeida meu numero e 01156250608 sao paulo

     


 
BlogBlogs.Com.Br