Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Um dos locais mais famosos de Campina Grande é o Calçadão “Jimmy de Oliveira” ou “Calçadão da Cardoso Vieira”, como é mais conhecido esse “centro efervescente” da cidade. Ali, os chamados “Boatos do Calçadão” são criados. As falácias políticas, esportivas e religiosas, atingem nesse local todo o seu poder. Não se pode esquecer também, dos aposentados, dos visitantes, dos personagens folclóricos, daqueles que fazem da “vida alheia”, o melhor tema do mundo.

Outra força do local é o seu grande poder econômico, pois se localiza no centro da Cidade, sendo um dos principais pontos de acesso às várias ruas dos mais diversos comércios.

O primeiro Calçadão foi criado na gestão do prefeito Evaldo Cruz, ocupando o trecho da Cardoso Vieira entre as ruas Marquês do Herval e Venâncio Neiva. O nome “Jimmy Oliveira”, foi em virtude da morte de um jovem na década de 70, que causou grande consternação na cidade.

A Cardoso Vieira, antes da implantação do seu famoso Calçadão

Na prefeitura de Enivaldo Ribeiro, ocorreu uma grande reforma no local. No dia 27 de março de 1982, após a reformulação, o Calçadão seria inaugurado, estando compreendido entre as ruas Cardoso Vieira, Sete de Setembro, Venâncio Neiva e Maciel Pinheiro.


Calçadão da Maciel Pinheiro

A idéia de Enivaldo era transformar o local num grande centro de lazer e também turístico. Todavia, o que aconteceu foi à invasão de “ambulantes”, que acabaram transformando o local num verdadeiro inferno. Na gestão de Félix Araújo Filho, o Calçadão ficou compreendido apenas na Cardoso Vieira.

Foto Atual

Fontes Utilizadas:

-Arquivo Pessoal
-Anuário de Campina Grande - 1982 – Grafset Ltda

4 comentários

  1. Anônimo on 28 de novembro de 2009 14:54

    Bastante interessante a postagem; quando criança ia sempre a Campina com minha mãe, e desse tempo lembro-me de ter conhecido inicialmente a Maciel Pinheiro e o Calçadão. Na minha infância, quando falavam de CG eram as primeiras imagens que me vinham à memória. Muito obrigado!

    Rau Ferreira
    Blog: História Esperancense
    http://historiaesperancense.blogspot.com

     
  2. Anônimo on 5 de outubro de 2010 21:58

    Olá, gostaria de saber quem postou a matéria e onde conseguiu fontes.

     
  3. Anônimo on 5 de outubro de 2010 21:58

    Olá, gostaria de saber quem postou a matéria e onde conseguiu fontes.

     
  4. CG RETALHOS on 15 de outubro de 2010 08:20

    Quem postou a matéria foi Adriano e as fontes estão no texto.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br