Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



A empresa Araújo Rique & Cia foi a gênese da fortuna da família Rique em Campina Grande. Operando no ramo algodoeiro (processamento e comércio) durante a época em que detínhamos o monopólio do Ouro Branco no Brasil.

A Araújo Rique & Cia, em 1937 adquiriu sua prensa hidráulica. Equipamento de porte, mais adequada para manter a qualidade da fibra e da pluma do algodão, favorecendo o benefício do produto a nível de concorrência internacional, promovendo reconhecimento do produto local, contribuindo para a expansão da área da cotonicultura.

Com sede em Campina Grande, possuía filiais da sua empresa em diversas cidades do estado da Paraíba.

Este anúncio foi extraído do "Cadastro Comercial e Industrial Brasileiro" do ano de 1946. Mostra, em sua foto central, a empresa que situava-se às margens do Açúde Velho, onde hoje é a CAVESA, de propriedade do ex-senador Raimundo Lira.

3 comentários

  1. Anônimo on 18 de dezembro de 2009 às 06:44

    Caríssimos Adriano e Emmanuel;

    Vocês estão de parabéns! É o blog mais completo que já vi. Impressionante... Como vocês conseguem tanto material sobre Campina?
    Na verdade, este blog se tornou um livro eletrônico sobre a história campinense, e a cada dia lemos um capítulo.

    Rau Ferreira
    Blog: "História Esperancense"
    http://historiaesperancense.blogspot.com

     
  2. Retalhos Históricos de Campina Grande on 18 de dezembro de 2009 às 09:24

    Valeu grande, obrigado. Porém, nesses últimos tempos, são os leitores que estão fazendo o blog na maioria dos post. Esse era o intento, a participação de todos, através desse mecanismo que foi disponibilizado.

     
  3. Unknown on 12 de outubro de 2021 às 09:03

    Bom dia'.meu paí trabalhou em Araújo Rique. na prensa com Bertino; depois foi ser vigia, a empresa foi vendida a Coopersisal; e conheci seu Olívio Rique pessoa muito educada com os trabalhadores

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br