A empresa Araújo Rique & Cia foi a gênese da fortuna da família Rique em Campina Grande. Operando no ramo algodoeiro (processamento e comércio) durante a época em que detínhamos o monopólio do Ouro Branco no Brasil.
A Araújo Rique & Cia, em 1937 adquiriu sua prensa hidráulica. Equipamento de porte, mais adequada para manter a qualidade da fibra e da pluma do algodão, favorecendo o benefício do produto a nível de concorrência internacional, promovendo reconhecimento do produto local, contribuindo para a expansão da área da cotonicultura.
Com sede em Campina Grande, possuía filiais da sua empresa em diversas cidades do estado da Paraíba.
Este anúncio foi extraído do "Cadastro Comercial e Industrial Brasileiro" do ano de 1946. Mostra, em sua foto central, a empresa que situava-se às margens do Açúde Velho, onde hoje é a CAVESA, de propriedade do ex-senador Raimundo Lira.
Caríssimos Adriano e Emmanuel;
Vocês estão de parabéns! É o blog mais completo que já vi. Impressionante... Como vocês conseguem tanto material sobre Campina?
Na verdade, este blog se tornou um livro eletrônico sobre a história campinense, e a cada dia lemos um capítulo.
Rau Ferreira
Blog: "História Esperancense"
http://historiaesperancense.blogspot.com
Valeu grande, obrigado. Porém, nesses últimos tempos, são os leitores que estão fazendo o blog na maioria dos post. Esse era o intento, a participação de todos, através desse mecanismo que foi disponibilizado.
Bom dia'.meu paí trabalhou em Araújo Rique. na prensa com Bertino; depois foi ser vigia, a empresa foi vendida a Coopersisal; e conheci seu Olívio Rique pessoa muito educada com os trabalhadores