Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Nosso Açude Velho sempre foi referenciado como "O" cartão-postal de Campina Grande! Hoje, mais do que nunca, possui alguns equipamentos que referendam esse título, como as estátuas de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, o MAPP bem como o 'novato' Monumento do Sesquicentenário.

Contando com a colaboração do fotógrafo Cláudio Góes podemos comparar o Ontem/Hoje do local onde funcionara a saudosa Cervejaria 2002, no Açude Velho, com as moderníssimas instalações do MAPP, o Museu de Arte Popular da Paraíba, projeto arquitetônico assinado por Oscar Niemayer, realização da UEPB.

O "2002" foi projetado pelo arquiteto campinense Renato Azevedo (*). Ao longo das décadas, outros estabelecimentos se sucederem a ocupar o local, à exemplo do Restaurante Dom Luiggi, o mais recente antes da construção do MAPP.

(*) RENATO AZEVEDO
Arquiteto, nasceu em Campina Grande/PB e faleceu em Receife/PE, em 04/06/1997. Formou-se em Arquitetura em 1968, pela UFPE. Dedicou-se intensamente ao Planejamento Urbano, sobretudo em Campina Grande. Foi autor de vários projetos, dentre eles: Canal do Prado, Parque Evaldo Cruz, Shopping Campina Grande, Avenida Canal, Avenida Manoel Tavares, Parque da Criança.

Fonte Consultada:
OLIVEIRA, Maria José da Silva. "DO DISCURSO DOS PLANOS AO PLANO DISCURSO: PDLI-PLANO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO DE CAMPINA GRANDE 1970-1976". Recife, 2005

2 comentários

  1. Anônimo on 7 de julho de 2015 10:48

    O "2002" foi projetado por Renato AzevEdo, o mesmo arquiteto campinense que projetou também o Parque Evaldo Cruz(obelisco,museu).

     
  2. BlogRHCG on 7 de julho de 2015 11:01

    Agradecemos a informação, já adicionada à postagem!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br