Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Um ângulo incomum das fotos que retratam o Centro de Campina Grande em seu passado. Este era o cenário desmantelado de grande parte das ruas da cidade antes da reforma urbanística empregada na administração do prefeito Vergniaud Wanderley, no final da Década de 1930 e início da Década de 1940.

É preciso que identifiquemos, primeiramente, o edifício no centro da foto para nos situarmos em que parte da cidade nós estamos: trata-se do Grupo Escolar Solon de Lucena, inaugurado em 1924, onde antes havia o mercado de Baltazar Luna.

Daí fica 'fácil': atrás vemos parte da torre e da lateral da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e, abaixo, moradias que deixaram de existir com a expansão da Av. Floriano Peixoto e com a construção do Grande Hotel. 

Portanto, estamos olhando para a Rua Afonso Campos, antiga Rua do Meio! Não temos a foto captada do alto mas, seria aproximadamente no ponto abaixo, em imagem do Google.


2 comentários

  1. Anônimo on 9 de julho de 2015 às 10:17

    Grande Vergniaud ! Se não fosse por ele, hoje a cidade seria um labirinto cheio de ruas estreitas,becos sem saída, vielas desalinhadas. Quem conhece o centro de cidades como Caruaru, Crato, Juazeiro, Cajazeiras e muitas outras vê logo que o que faltou por lá foi um prefeito como Vergniaud.

     
  2. Anônimo on 18 de julho de 2015 às 18:33

    A antiga Rua do Meio, atual Asonso Campos era antes rua Coronel Amaro Coutinho.

    Alberto Cavalcanti.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br