Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Nosso momento atual remete uma preocupação histórica da população de Campina Grande, com relação ao abastecimento d´água. Quando o Açude Velho não foi suficiente para suprir a necessidade do consumo, construiu-se o Açude Novo e o Açude de Bodocongó, respectivamente.

Para atender ao abastecimento de Campina Grande, entre os anos de 1934 e 1939 foi construído o sistema adutor, do açude de Vaca Brava, localizado na região do Agreste-Brejo (Areia), instituindo o abastecimento urbano de Campina Grande.

O professor José Edmilson Rodrigues nos enviou um conjunto de registros do dia da inauguração dessa 'redenção' do sistema hídrico em tempos pretéritos na nossa Rainha da Borborema, no distante dia 09 de Março de 1939, constantes no livro "Reminiscências", de Francisco Coutinho de Lima e Moura, de 1939, com o capitulo, Ad Futurum.

Transcrição do discurso do Interventor Federal Argemiro de Figueiredo:





Na mesma publicação, constam em fotos não tão nítidas de registros do grande evento que literalmente parou Campina Grande no dia 09/03/1939, que comemorou o aniversário de Argemiro de Figueiredo mas, onde a cidade que recebera este grande presente!


População presente ao evento, realizado à Av. Marquês do Herval
Detalhe: Argemiro Figueiredo ao microfone 


Em sentido horário: Foto 1-Veículo conduzindo o interventor, escoltado pela cavalaria; 
Foto 3-Palanque de honra: Argemiro Figueiredo e esposa, Gal. Lobato Filho, D.João da Mata (Bispo) e auxiliares de governo; Demais fotos: aspectos do desfile realizado à Av. Marquês do Herval


 Em sentido horário: Cônego Matias Freire, Argemiro de Figueiredo, Dr. Álvaro de Carvalho, 
demais presentes no Auditório do Instituto de Educação (Hoje CAD)


Saudação do Sr. Hortênsio Ribeiro ao interventor Argemiro Figueiredo; População atenta aos discursos - Av. Marquês do Herval



Como complemento curioso ao contexto, transcrevemos o Decreto federal 1923/37, que trata da aprovação do projeto e orçamento para a construção do açude Vaca Brava, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, com citação ao Min. dos Transportes João Marques dos Reis.


***     ***     ***     TRANSCRIÇÃO DO DECRETO N.º 1.923/37     ***     ***     ***


Decreto nº 1.923, de 27 de Agosto de 1937


Aprova o projeto e orçamento para a construção do açude ''Vaca Brava'', no município de areia, no Estado da Paraíba.

O Presidente da República, atendendo ao que solicitou a Inspetoria Federal de Obras contra as Sêcas, e de acôrdo com os pareceres prestados,

DECRETA: 

     Art. 1º Ficam aprovados o projeto e o, orçamento, na importância total de 1.319:620$ (mil trezentos e dezenove contos, seiscentos e vinte mil réis), que com este baixam rubricados pelo diretor de Expediente, interino, da Secretaria de Estado da Viação e Obras Públicas, para a construção, pelo regime do cooperação a que se refere o art. 7º da lei n. 175, de 7 de janeiro de 1936, do açude "Vaca Brava", no Município de Areia, no Estado da Paraíba. 

      Parágrafo único. A execução das obras de que tratam os documentos ora aprovados fica na dependência de assinatura, por parte do Govêrno do Estado da Paraíba, do contrato de cooperação referido no § 2º do art. 7º, citado, e no qual deverá ficar consignado o tempo de duração das mesmas obras, para o fim previsto no n. 1 do aludido § 2º. 

     Art. 2º As despesas a cargo da União, no corrente exercício, serão levadas à conta da sub-consignação n. 53, letra e, da consignação n. IV - Obras e serviços novos e em prosseguimento, - do sub - título "Inspetoria Federal de Obras contra as Sêcas", do título II (Material), do Anexo n. 8, da lei n. 300, de 13 de novembro de 1936, e, nos exercícios subsequentes, correrão pelas dotações orçamentárias próprias.

Rio de Janeiro, 27 de agôsto de 1937, 116º da Independência e 49º da República.

GETULIO VARGAS

Marques dos Reis

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br