Por Maerson Meira
Em Campina Grande na década de 20, um homem empreendedor chamado José Luiz de Souza inicia sua empreitada trabalhando como mecânico e serralheiro na região. Com uma visão à frente do seu tempo, habilidade e conhecimento, inicia a fabricação do desfibrador de sisal, e em seguida, uma das primeiras forrageiras para capim da região. Segue com seus projetos visionários por muitos e muitos anos até a década de 1960 quando seu José Luiz passou a fábrica para o seu filho João Guimarães de Souza e infelizmente faleceu.
Jose Luiz de Souza em 1948 |
A Laboremus, que agora transcende geração, e cada vez mais ganha espaço no comercio de máquinas agrícolas, otimiza o processo de fabricação das maquinas, deixando de ser uma ‘oficina’ e ganhando status de indústria. Por décadas manteve-se firme e forte na fabricação, manutenção e comercialização destes equipamentos, com uma fábrica/oficina/loja à Rua João Suassuna que vara o quarteirão e desemboca na Rua João Pessoa no centro de Campina.
LABOREMUS NA RUA JOÃO SUASSUNA |
LABOREMUS TAMBÉM FICAVA NA RUA JOÃO PESSOA |
Em 1988, os filhos entram na sociedade da fábrica, e para surpresa e infelicidade de toda a família e amigos, em 1999, "Seu João" deixa este plano terreno.
JOÃO GUIMARÃES DE SOUZA |
Agora é a vez de a terceira geração da família Souza dirigir os empreendimentos. Assume a nova diretoria: Fabiano Dias de Souza, Marcos Valério Dias de Souza e sua Mãe: Eldorice Dias de Souza, que passaram a tocar a fábrica, hoje em novas instalações na Alça Sudoeste.
LABOREMUS NA ALÇA SUDOSTE |
Nas imagens abaixo, temos a primeira maquina de desfibrar sisal produzida artesanalmente por Seu José Luiz. Desenhada a mão e sem muitos recursos tecnológicos, este equipamento é composto por diversos materiais: Aço, borracha, madeira, sola entre outros. O equipamento com cerca de 80 anos, sobreviveu as intemperes do tempo, e está guardada no parque fabril da indústria, aguardando restauração.
A Fábrica hoje está modernizada e recentemente ampliada na Alça Sudoeste, no Distrito Industrial de Campina Grande. O Atual diretor é Fabiano Dias.
FABIANO DIAS |
Agradecemos a Maerson Meira, por mais este resgate feito para o blog RHCG e em breve, postaremos mais material histórico enviado por ele.
Conheci o Sr. João Guimarães, como também a fábrica da rua João Suassuna. Era o progresso acima do seu tempo.
Laboremus, a marca da forrageira. Tem na figura de Fabiano a força e o desdobramento na manutenção da marca.
Laboremus, a marca da forrageira. Tem na figura de Fabiano a força e o desdobramento na manutenção da marca.
Realmente Valfrêdo, são poucos empreendimento com 90 anos na cidade e Laboremus é um deles.
Cresci conhecendo as Máquinas Laboremus como sinônimo de excelència.
Então conheci João Guimarães na prática do tiro ao alvo,sua figura fidalga,retidão,entusiasmo e comprometimento com as boas causas são referência para todos que com ele conviveram.
Um homem verdadeiramente singular!
Braulio José Tavares