Ao visitarmos o site da Cinemateca (http://www.cinemateca.com.br/), nos deparamos com uma informação de um vídeo sobre Campina Grande, datado de 1935. O filme teria sido feito por Luíz Thomaz Reis, um baiano, que rodava o norte e nordeste, filmando cenas pitorescas de vários locais. Segundo o site da Cinemateca, o filme teria sido exibido no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Infelizmente, não temos a informação se tamanha raridade ainda existe, devendo-se tratar do vídeo mais antigo de nossa cidade. Por outro lado, ainda visitando o site da cinemateca, encontramos um registro sobre a Cultura do Algodão no Estado, isso em 1925. Não sabemos, porém, o local onde foi feito tal registro, só sabemos que foi na Paraíba. O vídeo, nossos internautas podem visualizar abaixo. São apenas 15 segundos.
Excelente e surpreendente! O blog traz muita memória e curiosidades imperdíveis, com um a ótima qualidade de escrita e coesão das informações. O visual é atraente e convidativo, me inscreverei ainda hoje como seguidor deste site!
O que me chamou mais a atenção foi como vocês conseguiram excluir aquelas barras laterais, já tentei trazer isto para o meu blog mas não consegui. Preciso de uma dica!
Quanto ao vídeo, muito interessante o registro da cidade pela perspectiva de um baiano. Parabéns!
Acho que podemos fazer uma parceria: gostaria de divulgar o trabalho de vocês no meu blog, postando um artigo sobre o blog "retalhos" e vocês, igualmente, publicariam um sobre o "história esperancense", além disso podemos ter algum material em comum, devido a proximidade dessas cidades, que podem ser colecionados. O meu e-mail encontra-se no perfil do blog.
Um forte abraço e muito obrigado por tudo.
Atenciosamente,
Rau Ferreira
Blog: "História Esperancense"
http://historiaesperancense.blogspot.com