Na semana passada fomos agraciados com o lançamento virtual do livro "Coração Parahybano - Crônica, Literatura e Memória" da Professora Clotilde Tavares.
Paraibana de Campina Grande, mora em Natal-RN, compõs o corpo docente do curso de Medicina da URFN até 2002 quando aposentou-se e, desde então, dedica-se a produção textual na área cultural, escrevendo para jornais e propagando cultura na blogosfera ainda desenvolvendo estudos sobre cultura popular sobre cantoria de viola e literatura de cordel.
Clotilde é filha do saudoso Nilo Tavares, que aportou em Campina Grande 1946, "onde ele trabalhou como tipógrafo na Livraria Pedrosa, e depois redator das Rádios Borborema e Cariri e posteriormente do Diário da Borborema. (...) militou intensamente nos meios esportivos locais, não apenas como comentarista esportivo de rádio e jornal, mas também como admirador e eventual membro de diretoria do Paulistano Esporte Clube e Treze Futebol Clube", segundo conta a própria Clotilde em seu Blog "Umas e Outras", que pode ser acessado através do link: http://clotildetavares.wordpress.com/.
“Coração Parahybano” tem 60 crônicas escolhidas entre as que foram publicadas no jornal A União, periódico oficial de circulação estadual. A seleção dos textos teve como temática principal a história da Paraíba, memórias da infância passada em Campina Grande e comentários sobre livros e autores paraibanos. São 132 páginas, com 60 textos.
Os editores deste blog recomendam essa prazerosa viagem pelas memórias de quem viveu a História de Campina Grande.
O download da obra, fornecida pela própria autora pode ser efetuado, clicando em http://www.clotildetavares.com.br/cp .
Postar um comentário