Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Release oferecido pelo Gabinete da Assessoria do Vereador João Dantas

Utilizei a tribuna da CMCG para tratar sobre o requerimento de nossa autoria que solicita ao prefeito Romero Rodrigues, a realização de estudos no sentido de transferir para uma área pública, uma obra de arte na forma de mural elaborado em azulejos, de autoria do arquiteto Tertuliano Dionísio, localizada na antiga sede do Banco Industrial de Campina Grande no Edifício Rique.

A proposta surgiu em atendimento a solicitação de alguns memorialistas representados na pessoa do membro do Instituto Histórico de Campina Grande, Emmanuel Sousa, com subsídios retirados do Blog Retalhos Históricos de Campina Grande, que, sempre atentos e preocupados com a preservação da nossa história, levou a reivindicação para o seu gabinete.

Esclareci que Campina Grande se destacava nacionalmente pela existência do seu próprio banco. “O Banco Industrial de Campina Grande, de propriedade da tradicional família Rique, tinha sua sede nacional localizada no Edifício Rique na Rua Venâncio Neiva”.

Ao longo da sua História, o Edifício Rique conta com a presença de uma obra de arte na forma de um mural elaborado em azulejos, de autoria do arquiteto Tertuliano Dionísio. O painel encontra-se na parede interior onde ficavam os caixas do extinto Banco Industrial e, posteriormente, o Banco Mercantil do Brasil. Hoje é uma parede desprezada pela loja de eletrodomésticos que ocupa atualmente o espaço.

O painel retrata o cenário histórico municipal, onde se destaca a cultura do algodão, principal fonte da riqueza dos Rique.

Nossa sugestão consiste na verificação da viabilidade técnica, por parte da Prefeitura Municipal, de se retirar o mural/painel do local onde ainda se encontra, no interior do Edifício Rique, na loja de eletrodoméstico, e transferi-la, talvez precisando ser remontada como um quebra cabeças, em uma área pública, como o Parque Liberdade, ou algo a ser criado no Aluísio Campos.


3 comentários

  1. Valfrêdo Farias on 25 de setembro de 2017 às 22:18

    Até que enfim esse cidadão teve uma iniciativa interessante, fugindo à sua rotina de títulos de cidadania e bajulação aos seus pares.

     
  2. Cineide on 15 de outubro de 2017 às 11:05

    Esse "nobre vereador só sabe fazer isso.Não conheço nenhum projeto impactante ou muito importante de sua autoria que beneficie a nossa cidade.

     
  3. Cineide on 15 de outubro de 2017 às 11:13

    Além disso,quando um projeto é para atender às causas nobres, tais como condições salariais dos funcionários públicos, é totalmente orquestrado contra isso mas é a favor do seu 13°salário!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br