Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Ainda nos beneficiando dos tesouros postados por Walter Tavares, destacamos a bela foto do acervo de Edson Vasconcelos, que nos mostra um ângulo em que é possível de diferenciar a Praça Clementino Procópio em seu prolongamento triangular à partir do Abrigo Maringá como vértice, onde antes havia casario e a antiga Usina de Luz na base, transformando em uma área quadrangular.

O Abrigo Maringá, que aparece no canto direito da foto foi obra do engenheiro Austro França, Secretário da PMCG, na gestão Elpídio de Almeida. 

Detalhe curioso para os observadores da foto, a figura de um padre atravessando a rua Miguel Couto, em direção à calçada do antigo Posto Esso!

Em sua descrição, em postagem no perfil social, Walter Tavares diz:

"A Praça Clementino Procópio, inaugurada em 1936, com o seu espetacular estilo arquitetônico em art déco, era simplesmente LINDA. Obra do prefeito Bento Figueiredo, esta foto de 1950, mostra a Praça ainda no seu formato original, antes das sucessivas reformas que descaracterizaram, por completo, toda área a partir do final dos anos 1960. Outras reformas nos anos 70 e 80 acabaram com todo vestígio em art déco da antiga praça. Ao fundo, o Cine Capitólio, também em art déco, ainda na sua arquitetura original." 

3 comentários

  1. Anônimo on 8 de outubro de 2017 às 14:37

    É sempre bom ver como era nossa Campina no passado. Hoje podemos comparar e perceber o quanto mudou.

     
  2. Unknown on 29 de outubro de 2019 às 00:47

    Gostaria de vê mais fotos ��

     
  3. Danniel Costa on 31 de julho de 2021 às 00:34

    Abrigo de Maringá e reforma da praça realizada por Austro de França Costa saudoso engenheiro campinense

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br