Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Cumprindo, mais uma vez, um dos propósitos basilares deste espaço de mídia virtual, recebemos uma das grandes raridades documentais de Valério Andrade Porto: trata-se de cópia fotográfica da Carta Patente original que nomeou João Lourenço Porto como Coronel Comandante da Guarda Nacional de Campina Grande, em 24 de Maio de 1895.

Há 121 anos, o então Presidente da República Prudente de Morais, assim decretou:

"O Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil:
Faz saber aos que esta Carta Patente virem, que por decreto de dois de Abril deste ano, foi nomeado o Tenente Coronel João Lourenço Porto, para o posto de Coronel Comandante da 14ª Brigada de Infantaria da Guarda Nacional da comarca de Campina Grande, Estado da Parahyba, e como tal gozará de todas as honras e direitos inherentes ao posto.
(...)

Palácio da Presidência no Rio de Janeiro, em 24 de Maio de 1895, sétimo da República

Prudente J. Morais Barros"

Valério Andrade Porto, que nos cedeu esta espetacular colaboração, divide com Campina Grande o conhecimento deste documento que, segundo ele, "passou mais de 50 anos desaparecido, o por graça divina, chegou às mãos do saudoso Hélio Soares, que gentilmente o entregou ao meu já falecido Pai Aníbal Agra Porto, neto de João Lourenço, que confiou a mim a sua guarda."

De acordo com a genealogia, o Cel. João Lourenço Porto era pentaneto de Theodósio de Oliveira Ledo, fazendo de Valério, octaneto do 'fundador' de Campina Grande.





0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br