Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Hoje, 30 de janeiro, é comemorado o Dia da HQ Nacional. Somos um país com uma diversidade enorme de profissionais consagrados nesta área, à exemplo do quadrinista Maurício de Sousa.

Um orgulho nosso, da terra, mais precisamente de Campina Grande, é o desenhista Mike Deodato, filho do saudoso Deodato Borges, que fez carreira na área dos quadrinhos e é um dos mais conhecidos em todo o mundo pela sua arte. 

Atualmente é contratado da Marvel Comics, dos EUA, empresa hoje pertencente a Disney.

Em comemoração à data, postamos abaixo a entrevista concedida por Mike Deodato à Adriano Araújo, com exclusividade para o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande.

**************************

Por Adriano Araújo

Um dos dois desenhistas brasileiros mais conhecidos internacionalmente (o outro é Mauricio de Souza), já foi o responsável pela arte de heróis como Homem-Aranha, Batman, Thor, Vingadores e Mulher Maravilha. É filho de uma lenda do rádio campinense, Deodato Borges o criador do Flama, que infelizmente faleceu no ano de 2014. O Retalhos Históricos de Campina Grande tem a honra de bater um papo com o desenhista e quadrinista Mike Deodato, gente da terra que faz sucesso lá fora.

BLOG RHCG: Você nasceu em Campina Grande, nos conte como era sua vida na Rainha da Borborema, bairro que morava e o que você lembra de sua infância na cidade?

MIKE DEODATO: Brincadeiras no meio da rua, sem preocupação com trânsito, assaltos ou violência. Um tempo lindo que não volta mais.

Mike Deodato, último da esquerda para a direita, brincando com seu irmão Deni (segundo da esquerda para a direita)
 e suas irmãs: Delba e Denize   (primeira e terceira na foto, da esquerda para a direita)
(ACERVO PESSOAL FAMILIA DEODATO)

Obs: Segundo Mike, "a foto em preto e branco deve ser de 1968. De acordo com minha mãe, era um conjunto habitacional no bairro de Santa Rosa, perto de uma linha de trem e perto de um empresa chamada Fumetil- Fumetal Fundicao e Metalurgica SA", disse ao RHCG.

BLOG RHCG: Existe um vídeo no Youtube, em que você fala que a sua lembrança mais clara de Campina é o edifício "Abdallah", que se localiza no Centro de Campina Grande. Qual o motivo? 

Edifício ABDALLAH,  na esquina da rua Padre Ibiapina no Centro de Campina Grande
(FOTO: Adriano Araujo)

MIKE DEODATO: O tempo que morei no Edifício Abdallah foi o que mais me marcou. Havia uma pracinha no topo que era nosso canto mágico. Lá brincávamos de bola, pega, esconder, bicicleta. Visitei-o recentemente e a emoção foi fantástica. 

NOTA DO RHCG: As fotos da visita ao edifício podem ser visualizadas a seguir, fotos do acervo de Mike Deodato.




BLOG RHCG: O seu pai, Deodato Borges, fez a primeira revista em Quadrinhos do Nordeste, “As Aventuras do Flama”, editada pela gráfica de Júlio Costa de Campina Grande, e que acabou saindo pelo Diário da Borborema. Existe projeto para uma futura reedição da revista?

MIKE DEODATO: Estou produzindo, junto com a Fundação Espaço Cultural uma reedição da revista exatamente como foi publicada 51 anos atrás. Deve sair muito em breve.

A REVISTA FLAMA
(FOTO DIVULGAÇÃO)

Para a alegria dos fãs dos quadrinhos, a Revista Flama em breve será reeditada
(FOTO DIVULGAÇÃO)

BLOG RHCG: Já que falamos em Deodato Borges, não podemos deixar de mencionar que ele é um verdadeiro ícone do Rádio de Campina Grande. Suas “Aventuras do Flama” começou na Rádio Borborema e depois foi transmitida também pela Rádio Caturité. Quais suas lembranças deste período?

MIKE DEODATO: Lembro de ficar em frente do rádio imaginando os cenários fantásticos descritos pelo narrador. Era tudo muito excitante e, as vezes, assustador, dependendo do tema.

BLOG RHCG: Nosso colaborador, o professor universitário Mario Vinicius Carneiro Medeiros, autor do livro que conta a história do Treze FC e profundo conhecedor das “Coisas de Campina”, nos enviou uma pergunta: “Gostaria de saber se Mike Deodato recorda de um programa da TV Borborema, em que o seu pai iniciava assim: E agora, vamos ver o que acontece nesta cidade de quase duzentos mil habitantes...”?

MIKE DEODATO: Eu confesso ter muito pouca memória da época. Quando ouvi um dos poucos episódios do Flama depois de grande, me vieram pedaços de lembranças ao ouvir os comerciais de bicicleta e chocolate, mas, infelizmente, tudo muito vago. Forte ficou a sensação de uma infância feliz.

BLOG RHCG: Qual o motivo que fez sua família se mudar para João Pessoa?

MIKE DEODATO: Acredito que Painho veio para trabalhar no Jornal O Norte, isso em 1972/73.

BLOG RHCG: Infelizmente, Deodato Borges faleceu este ano (2014) e pelas suas entrevistas, observamos que você era um grande admirador dele. Você pretende nos próximos anos fazer alguma homenagem, a exemplo de uma história atual do Flama?

MIKE DEODATO: Tenho uma história escrita por Rodrigo Salem com uma releitura do Flama em andamento e também estamos tentando recursos para um filme dirigido por Sílvio Toledo.

O Flama na arte de Mike Deodato
(FOTO DIVULGAÇÃO)

BLOG RHCG: O seu interesse pelos quadrinhos, sabemos que veio de seu pai, porém, como você percebeu que tinha talento e como é seu processo de criação?

MIKE DEODATO: Foi à partir dos treze anos que decidi que seria um desenhista de quadrinhos. Meu processo é muito instintivo: eu dou uma primeira lida no roteiro pra “sentí-lo”, depois faço pequenos rabiscos nas margens durante a segunda leitura. Depois disso passo pros esboços. Depois que estou satisfeito com eles, faço os lápis usando uma mesa de luz pra então fazer a arte-final em nanquim. O mesmo processo ocorre digitalmente, mas com ferramentas digitais

Hulk e Mulher Maravilha desenhados por Mike Deodato
(FOTO DIVULGAÇÃO)

BLOG RHCG: Como você já disse em entrevistas, seu primeiro projeto pago foi “A História da Paraíba em Quadrinhos” nos anos 80. O material artístico desta produção, hoje uma grande raridade de colecionadores, em nossa opinião é de primeira linha. Foi à única parceria entre você e seu pai?

MIKE DEODATO: De maneira nenhuma. Fizemos dezenas de outras histórias juntos, de diversos temas.

O "História da Paraíba em Quadrinhos" patrocinado pelo Governo do Estado nos anos 80. Mike ainda era "Deodato Filho"
(FOTO DIVULGAÇÃO)

BLOG RHCG: O seu nome é Deodato Taumaturgo Borges Filho. Porque a mudança para “Mike Deodato Jr.”?

MIKE DEODATO: Foi sugestão de meus agentes na época em que comecei que acharam que haveria menos resistência ao meu nome por parte de editores e leitores.

Assinatura de Mike Deodato Jr.
(FOTO DIVULGAÇÃO)

BLOG RHCG: Gostaríamos que você nos contasse um pouco, sobre seu começo no mercado internacional de quadrinhos e como é hoje trabalhar para uma Editora tão grande quanto a Marvel?

MIKE DEODATO: Foi bem parecido com meu começo no Brasil, em pequenas editoras e, vagarosamente, abrindo caminho para editoras maiores. Eu tenho uma excelente relação com a Marvel depois de trabalhar por tanto tempo por lá. Existe um respeito e admiração mútua.

BLOG RHCG: Você tem acesso as mais diversas celebridades, seja do Brasil, sejam internacionais. Como é para um campinense, ser tão reconhecido neste meio?

MIKE DEODATO: Eu nunca penso muito sobre isso. Eu faço o que gosto e me sinto muito sortudo por todo este reconhecimento.

Mike Deodato ao lado da lenda dos quadrinhos, o norte-americano Stan Lee, criador dos grandes heróis da Marvel
(FOTO DIVULGAÇÃO)

BLOG RHCG: Queremos que você nos conte de sua relação atual com Campina Grande. Você visita a Rainha da Borborema? Acha que merecia ou não, um maior reconhecimento na cidade?

MIKE DEODATO: Eu sou Campinense, como muitos outros. Feliz de ter nascido eu um lugar tão lindo e acolhedor e isso me basta. 

BLOG RHCG: Pretende no futuro fazer alguma obra em homenagem a Campina Grande?

MIKE DEODATO: Um dia, sobre minha infância no Abdallah.

O "ABDALLAH" poderá ser eternizado em história em quadrinhos por Mike Deodato
(FOTO: Adriano Araújo)

BLOG RHCG: Campina Grande fez 150 anos em 2014. Gostaríamos que você deixasse alguma mensagem para a cidade, que tem tanto orgulho de você, filho da terra:

MIKE DEODATO: Saudades!! Um dia eu volto!

Homenagem de Mike ao aniversário de Campina Grande
(DIVULGAÇÃO)

BLOG RHCG: Agradecemos sua entrevista, nos sentimos honrados e finalizando gostaríamos que você deixasse sua opinião sobre o resgate que o Retalhos Históricos de Campina Grande vem fazendo?

MIKE DEODATO: Incrível! Parabéns!

16 comentários

  1. Joheel Rodriguez Ilustrador on 7 de novembro de 2014 às 09:37

    Pó massa Otima postagem!

     
  2. Sérgio Ricardo Duarte de Lima on 7 de novembro de 2014 às 10:10

    Que orgulho para CG!!! Vou repassar a informação para o meu filho Gabriel, que mora aí em Campina, tem 14 anos e é fã incondicional da Marvel!!! ...GOSTARIA DE UMA REVISTA EM QUADRINHOS AUTOGRAFADA PARA O MEU GAROTO!!!
    PROMOVAM UM CONCURSO OU SORTEIO !!!

     
  3. Everton Silva on 7 de novembro de 2014 às 10:11

    Caramba ! *-*

     
  4. Anônimo on 7 de novembro de 2014 às 14:56

    Que arretado. Não sabia disso. Campina Grande é foda!!!

     
  5. Anônimo on 7 de novembro de 2014 às 14:59

    Faltou perguntar se ele é Treze ou Campinense? uauauaua!!!

     
  6. Soahd Arruda on 7 de novembro de 2014 às 15:21

    Perfeita exposição de valores do passado e presente pelo RHCG de nossos ilustres campinenses

     
  7. walmir chaves on 8 de novembro de 2014 às 05:17

    Simpático, simples e sincero como seu pai Deodato Borges.

    Respondendo ao anónimo: Acho que deve de ser do Campinense como seu pai que era um grande torcedor desse club e discutíamos por que eu sou do TREZE!

     
  8. Anônimo on 8 de novembro de 2014 às 10:01

    Xiiiii, se for raposeiro não gostei kkkkkk. Ele poderia dando a dica, um dia fazer uma pequena história sobre esta paixão de Campina Grande, o clássico Treze e Campinense.

     
  9. Sergio Duarte on 8 de novembro de 2014 às 14:41

    Mike Deodato sou muito seu fã.

     
  10. Anônimo on 9 de novembro de 2014 às 11:53

    Ele já foi homenageado por alguem em Campina Grande? Ou só sabem dar títulos a gente como Romário?

     
  11. Anônimo on 23 de dezembro de 2014 às 20:56

    Difícil não navegar na Net e não topar com seus belísimos desenhos!
    Sim, Campina é F... mesmo.
    Que tal ele ilustrar uma C F de meu xará famoso?

    Braulio José Tavares

     
  12. Unknown on 19 de fevereiro de 2015 às 10:39

    Acompanhei no rádio , As aventuras do Flama!

     
  13. Unknown on 19 de fevereiro de 2015 às 10:40

    Acompanhei no rádio , As aventuras do Flama!

     
  14. Bráulio Nóbrega on 1 de fevereiro de 2016 às 14:52

    Ótimo registro jornalístico.

     
  15. Adriano Charlison on 28 de setembro de 2016 às 10:03

    Há alguma previsão de lançamento em fác-símile das outras duas edições de O FLAMA, Deodato?

     
  16. Anônimo on 12 de março de 2023 às 15:30

    A fotografia com as crianças foi tirada no início dos anos 1970, no Conjunto Santa Ana, a casa está localizada na Rua do Sol em frente ao antigo Grupo Tiradentes, esquina com a Rua Dorinha de Vasconcelos, a outra casa da esquina que se vê na foto, a qual, tem um Jeep na garagem, era a casa de um senhor chamado Galdino (Seu Galdino). Obs.: Hoje em março de 2023, só existe o terreno, visto que, o atual proprietário fez a demolição da casa.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br