Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

No dia 19 de novembro de 2014, postamos o contato de Carlos Alexandre Brasil, que buscava elucidar parte da História dos seus antepassados, através do seu avô Cornélio Brasil.

A postagem  surtiu efeito e muito foi levantado sobre suas origens. Carlos pôde entrar em contato com pessoas que auxiliaram em sua pesquisa. 

Desta feita, retomamos o assunto, agora trazendo um pouco do que fora colhido sobre o protagonista da pesquisa, novas informações com direito à duas fotos até então desconhecidas por Carlos, em sua busca, pela gênese da Família Brasil.

Quem Foi Cornélio Brasil (por Carlos Alexandre Brasil)

Meu avô paterno, CORNÉLIO WANDERLEY CAVALCANTE BRASIL nasceu em 1907 em Tiuma, distrito de São Lourenço da Mata, Pernambuco, e faleceu de tuberculose em 1938, aos 30 anos, em Campina Grande. Ele se casou em 1929 e, nessa época, trabalhava como guarda-livros na firma "Wharton Pedrosa e cia.". Acreditamos que, por volta de 1936, montou seu próprio negócio, a firma "Cornélio Brasil e cia." recebedores de algodão, em Campina Grande, na rua Presidente João Pessoa, 348. Não temos maiores informações sobre essa firma. Meus avós tiveram cinco filhos (meu pai é o mais novo e o único ainda vivo) dos quais 2 morreram ainda na infância. O padrinho de meu pai - que foi batizado em (Alagoa do) Monteiro - foi o médico Luiz Jacy Diniz e acreditamos que ele orientava o tratamento de meu avô.

Cornélio tinha os seguintes irmãos: 

- Chateaubriand Wanderley Brasil Filho, que herdou não somente o nome como também a profissão do pai, telegrafista - existe uma rua com seu nome em João Pessoa, no bairro Muçumagro - e teve uma filha chamada Terezinha de Jesus;

- Jayme Cavalcante Brasil. No livro "Jackson do Pandeiro: o rei do ritmo", de Fernando Moura e Antonio Vicente, na página 47, se encontra a seguinte passagem: "Jackson já saíra de Alagoa Grande sabendo que iria trabalhar como ajudante de padeiro, ao lados dos primos, no estabelecimento de um amigo do tio Galdino, Jaime Brasil, a Padaria São Joaquim, bem no centro da cidade."

- Paulo, que teria uma filha chamada Valderês;

- Virgínia, que teria uma filha chamada Socorro;

Não sei quais eram as idades relativas dos irmãos, mas acredito que Chateaubriand Brasil Filho era o mais velho de todos. Meus bisavós eram Chateaubriand Wanderley Brasil e Leocádia Cavalcante Brasil.

Este é um resumo das informações sobre meu avô paterno que consegui até agora, e eu ficaria muito agradecido se alguém, em Campina Grande, com base nesse relato, pudesse me fornecer mais dados acerca de meus ancestrais, ou até mesmo refutar algo que escrevi. Até a primeira postagem neste blog, meu avô não passava de um retrato - essa foto em que ele aparece com um terno claro - e um nome, sendo meu objetivo dar a ele, também, uma história de vida - com suas alegrias e tristezas.

Mais uma vez, agradeço.

Carlos Alexandre Brasil
(alexandrebr@bol.com.br)

        

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br