Um dos profissionais mais conceituados na arte da alfaiataria em Campina Grande foi, sem dúvidas, o Sr. Fausto Luis de Moura, o Fausto Alfaiate. O Sr. Fausto, o "Tesoura de Ouro", marcou o modo de vestir da sociedade masculina campinense desde o ano de 1935.
Teve seu ponto comercial inicialmente na Rua Cardoso Vieira, passando tempo mais tarde para a Rua Semeão Leal e posteriormente, como último local estabelecido, na Rua Major Juvino do Ó, antiga 4 de Outubro, próximo ao Jornal da Paraíba, onde encerrou suas atividades.
Fausto Alfaiate faleceu no dia 08 de Abril de 2013, aos 97 anos.
Estas imagens fantásticas foram enviadas ao BlogRHCG por Fidélia Cassandra, a quem agradecemos publicamente.
A lembrança mais antiga que tenho do "Seu Fausto" foi quando uma vez minha mãe me levou até ele, num dia de domingo, para tirar as medidas para uma roupa. Estranhei, à época, alguém não trabalhar aos sábados e sim aos domingos. Muito tempo depois, soube que era da Igreja Adventista. Sempre cortês nas ocasiões em que o encontrei, não sabia que morrera ano passado, período que estava fora de Campina Grande. Certamente foi bem acolhido do outro lado da vida.
ALGUÉM POR ACASO SE LEMBRA DE UMA ALFAIATARIA NA RUA JOÃO PESSOA CUJO NOME DO ALFAIATE ERA SEU ALFREDO NOS ANOS 70.
Me lembro muito bem de seu Fausto alfaiate.
Boas recordações.
Seu Fausto foi meu primeiro patrão. Fui trabalhar em sua alfaitaria. como ajudante na preparação de encomendas dos clientes dos interiores da Paraíba, R. G. do Norte, Ceará. Alem da Alfaiataria Seu Fausto tinha um serviço de vendas de tecidos,a retalhos. Os vendedores faziam as vendas nas diversas cidades ( vendas direta ao consumidor), então eu e urros empregados embal[ávamos os pedidos, emc pacotes comuns paraserem entregues a seus devidos destinatários. Depois eu preferi viajar, entregando as encomendas e vendendo,também.Seu Fausto era um homem muito educado e de bom coração. Assimcomo seus filhos Eliel e Eliezer, com que eu tinha amizade. Lamento não ter tido muito contacto comeles e em especial com Sr. Fausto, pois deóis que vim morar em Recife, tive poucas oportunidades de ir a Campina Grande.
Sou neto do saudoso Fausto Alfaiate, Filho de Eliezer Moura. Vovô era muito elegante e sempre bem vestido, mesmo em sua residência, sempre estava de roupa social. Era também um amante da música clássica e tocava violino e bandolim. Seu animal preferido era gato e a casa sempre foi cheia deles. Gostava de fazer piadas e sempre estava de bom humor.