A imagem nos mostra uma perspectiva do Açude Novo, no ano de 1955, visto do lado oposto, onde hoje se encontram os 'trailers' de lanches.
Olhando para a direção do Centro da cidade, facilmente identificamos a Igreja Congregacional da Rua Treze de Maio, bem como as costas e torre da Capela do Colégio das Damas, à esquerda.
Foto relacionada ao artigo do escritor Ascendino Leite, intitulado: Porta do Sertão, encontrada na Revista "Coletânea" Ano IV - n 45 - Junho de 1955, postada pelo Professor José Edmilson Rodrigues.
Quem era esse "caba" que tava tomando banho ?
Acho que o fotografo está onde é hoje a integração
Com água!!
Quando era menina e cheguei para morar aí, sempre me perguntava porque Açude se não tinha água.
O açude novo foi uma realidade que eu conheci. foi esvaziado em 1964 na gestão do prefeito Newton Rique. A intenção era a construção de um parque permanente etc. O museu de artes, e a integração dos ônibus estão na bacia do açude novo bem como os quiosques, o shoping, a câmara de vereadores. Andei muito ao redor do açude novo e tive o desprazer de ver o seu fim e os transtornos causados pela invasão das águas na rua 13 de maio por muito e muito tempo.
Que relíquia!
Foto raríssima!! Fantástico!!
era assim que minha Mainha falava do Açude novo e eu ficava imaginando a paisagem. OLHA.
Obrigada.
Eu morava n a getulio vargas,e da janela da sala de jantar eu podia apreciar a paisagem do açude e o convento das clarices,lá distante onde minha vista alcançava,eu assistia crianças mergulhando do lado de cá dos coqueiros do zé rodrigues,naquela ponte que ligava a 13 de maio ao bairro de são josé. 55 anos se passaram,toda saudade guardada na lembrança desperta quando vejo esta foto tão linda e significativa.Obrigado pela recordação