Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?




Registro raro de uma visita do então presidente Juscelino Kubitschek a Campina Grande. As fotos são da inauguração da 1ª adutora do Açude de Boqueirão, em julho de 1960, registrando o corte da fita inaugural da represa construída pelo DNOCS.

Esta obra consolidava assim, a política de serviços hídricos do Governo Federal para a região Nordeste, que foi sempre a construção de grandes açudes, obras que eram apresentadas como a solução definitiva para a deficiência hídrica do local e que pelo tamanho impressionava a população.

A construção do açude de Boqueirão solucionou o grave problema de abastecimento d'água de Campina Grande, pois a cidade ressentia-se de fontes de águas potáveis para a sua população, desde a inauguração do seu abastecimento urbano em 1939, em que tinha como fornecedora a represa de Vaca Brava, situada nas proximidades do município de Areia, no Agreste paraibano.

A segunda foto, registra por trás do presidente, o senador Ruy Carneiro. O segundo da esquerda para a direita, é o exportador de algodão Alvino Pimentel. O presidente perguntou ao compadre Alvino o que ele queria. Respondeu: "para mim não quero nada, mas para Campina Grande peço uma adutora".

Fontes Utilizadas:

Diário da Borborema
Jornal da Paraíba (Coluna de William Tejo)

4 comentários

  1. My Life on 10 de junho de 2010 17:58

    Gostei muito de encontrar meu avô Alvino Pimentel registrando um dos momentos importantes que colaborou para Campina! Obrigada! Abraço, Cristina Pimentel.

     
  2. Carolina on 22 de julho de 2010 16:11

    olá, gostaria de saber em qual jornal a foto foi publicada?
    Abçs
    Carolina Melo, estudante de História - UFPB

     
  3. Anônimo on 22 de julho de 2010 16:20

    Carolina:

    Fontes Utilizadas:
    Diário da Borborema
    Jornal da Paraíba (Coluna de William Tejo)

    Blog RHCG

     
  4. Carlos on 2 de novembro de 2010 14:19

    Olá! O meu nome é Carlos

    Gostei bastante das imagens postada neste blog, principalmente porque sou natural de Boqueirão e desenvolvo pesquisa sobre a construção do açude, especificamente sobre os hábitos alimentares de cactos e de bromélias antes e depois da edificação do manancial.
    Gostaria de saber se vocês tem alguma materia de algum jornal da década de 1950 que fale sobre o assunto de maneira direta ou indiretamente. Caso tenham, envi para mim (josecarlosfrance@gmail.com), ficarei imensamente grato.
    Atenciosamente
    CARLOS

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br