Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Adriano Araújo

O ano de 1948 entrou para a história campinense, como o ano da primeira Rádio profissional de Campina Grande. José Jataí, Hilton Motta, Gil Gonçalves e mais alguns reunidos no bairro de Bodocongó, iniciaram as transmissões da Rádio Cariri no dia 13 de maio.

Gil Gonçalves                        Hilton Motta

Todavia, a falta de recursos dessas pessoas não deixou alternativa a não ser fechar temporariamente a Rádio. Mesmo assim, o marco inicial estava registrado, já que a nova emissora foi ao “ar” antes que a lendária Rádio Borborema, que só estrearia alguns meses depois, ligasse seus transmissores.

A Emissora seria vendida ao senador Epitácio Pessoa Cavalcanti, sendo instalada logo após no “Edifício Pernambucano”, localizado a Rua João Pessoa no Centro. Porém, o filho do ex-governador João Pessoa, morto em 1930, acabou por falecer, justamente quando procurava modernizar os equipamentos da Rádio. Mais uma vez a Rádio Cariri fecharia suas portas.

Após um período no “limbo”, Severino Cabral, sempre atento à cultura em sua longa trajetória política, comprou a emissora em 1959, todavia, estranhamente não chegou a botar a Rádio para funcionar.

Seria a vez de a Rádio ir parar nas mãos do visionário Assis Chateaubriand, que acabou incorporando-a aos seus “Diários Associados”.

No dia 7 de maio de 1982, a Rádio Cariri mudaria seu nome para “Rádio Sociedade”, que trabalharia no prefixo ZY1674, potência irradiada de 1.00 kw.

Finalmente em 1996, voltaria a ser Cariri e em 1999, seria arrendada a Igreja Universal do Reino de Deus.

Em 2008, a família de Enivaldo Ribeiro assumiria o controle da Rádio, modernizando-a como novos equipamentos e fortalecendo sua equipe de radialistas. Sua programação mesclaria música e informação, o que é comum no AM. O slogan escolhido para essa nova fase da emissora foi “A primeira em Campina Grande”.

A Rádio Cariri lançou diversos artistas de renome nacional, como Marinês e sua Gente, Abdias, Genival Lacerda, Rosil Cavalcanti, entre outros. Por seus microfones passaram os mais respeitados e competentes profissionais da radiofonia nordestina.

Vídeos:

Relembrem Hilton Motta, um dos fundadores da Cariri, em reportagens realizadas pela TV Itararé:





Fontes Utilizadas:

http://www.daniellaribeiro.com.br/
http://radiocg.wordpress.com/
Livro do Município de Campina Grande, editado pelo MOBRAL - Movimento Brasileiro de Alfabetização, em 1984

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br