
No dia 26 de julho de 1904, o Diário Oficial publicava o Decreto Federal 5.237, ratificando o contrato do Governo da União com a Great Western para a construção da Ferrovia Itabaiana-Campina Grande.
Com isso, a construção foi iniciada, porém, pouco depois foi interrompida em Alagoa Grande. O então prefeito da cidade campinense, Cristiano Lauritzen foi ao Rio de Janeiro, com recursos próprios, tendo sido recebido pelo Presidente Rodrigues Alves e pelo Senador Almeida Barreto, conseguindo os recursos para a continuação da obra, que foi concluída no prazo previsto.

Em 2007, quando do centenário desse acontecimento, personalidades e políticos campinenses, refizeram a trajetória daquela lendária viagem, que deu impulso ao grande comércio de Campina Grande dos meados do século XX.
Abaixo, um documentário realizado por um aluno da UEPB, sobre a chegada do Trem a Campina Grande:
/embed>/>/>>/>/>>/>>/>>/>
Tudo neste blog é muito interessante.
Como historiadora sempre estou dando uma pesquisada em suas páginas e recomendo-o aos meus alunos.
A história da rede ferroviária Great Western of Brazil Railway está contada no meu livro publicado pela Editora Ideia, João Pessoa. William Edmundson, historiador, João Pessoa. http://www.ideiaeditora.com.br/loja/educacao/a-gretoeste-a-historia-da-rede-ferroviaria-great-western-of-brazil/