Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



Até o ano de 1964, quando Campina Grande comemorou seu Centenário, a cidade não possuía com uma bandeira! Em meio aos preparativos para o jubileu, um Grupo de Trabalho da Prefeitura Municipal provocou a Câmara de Vereadores para elaborar um projeto de Lei que instituísse nosso pavilhão. Assim, foi aprovado o Projeto de Lei n.º 260/64, de autoria do vereador João Nogueira de Arruda, o popular 'Pinta-Cega', que instituía a primeira bandeira de Campina Grande com as seguintes características:

"O pavilhão obedecerá as seguintes normas: côres branca e verde em triângulos superpostos, sendo o corte longitudinal de cima para baixo; ao centro, em traço preto, será reproduzido o contôrno do monumento do centenário. (...) nas suas côres teremos refletidas as grandezas da cidade. O vêrde da sua esperança refletida nos campos que a circundam. O branco, representando o algodão, produto de sua pujança econômica."

Portanto, a partir de 12 de setembro de 1964, passamos a contar com nossa bandeira, apressadamente elaborada para ser utilizada nas comemorações do Centenário de Campina Grande.

Um único exemplar dessa relíquia foi exaustivamente procurada e carinhosamente garimpada por Joabe Barbosa Aguiar nos porões da Câmara Municipal de Campina Grande; a bandeira encontrada foi doação da senhora Maria Terezinha Leite, do Instituto Domingos Sávio.

Fonte Pesquisada: 
AGUIAR, Joabe Barbosa. "Uma Festa para a Rainha da Borborema: 
O Centenário de Campina Grande (1960-1964)”.


0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br