Hilton Motta (Foto: Site da Campina FM) |
Houve um tempo, em nossa Rainha da Borborema, em que a passagem do ano era comemorada de uma forma muito peculiar... as novas gerações com certeza não vivenciaram alguns momentos marcantes do passado de Campina Grande, quando à 0:00h do novo ano, precisamente e regressivamente contado segundo à segundo, apagavam-se todas as luzes da cidade.
Não estamos exagerando não! Quem viveu lembra e sente saudades do tempo em que as famílias campinenses, em suas confraternizações corriam e se aglomeravam junto aos rádios de pilha, ou do som do carro para não perderem nenhum segundo da emocionante contagem regressiva comandada pelo radialista Hilton Motta, direto do antigo estúdio da Rádio Campina Grande FM, que junto à CHESF/CELB, ditava o comando para "desligar a chave geral" no fim da contagem.
Hilton Motta comandava um verdadeiro "Show da Virada" quando, desde cedo da noite de 31 de Dezembro integrava toda a cidade com mensagens de felicitações dos ouvintes e amigos.
Após zerada a contagem, a cidade permanecia às escuras por alguns minutos, período em que a emoção aflorava em todo que confraternizavam em qualquer parte da cidade... Garantimos que arrepia só de lembrar!
Essa prática durou até meados da Década de 1990, sendo desestimulada pela companhia elétrica por já apresentar possibilidades de problemas técnicos e transtornos no regresso da força em carga máxima.
Como já se tornou tradição esta postagem, hoje podemos (re)lembrar essa época!
O colaborador Leandro Bráulio cedeu ao Blog RHCG, há alguns anos, o áudio gravado de uma desses inesquecíveis viradas de ano, mais precisamente em 31 de Dezembro de 1990, fruto de um arquivo em fita K-7 de seu acervo particular.
É emocionante... Ouçam e (re)vivam!
De todos os que fazem o BlogRHCG, Feliz Ano Novo...
Lembro bem daquela época onde as luzes de Campina Grande se apagavam na chegada do novo ano. Que saudades boa daquele anos que não voltam mais.
Acho que foi até um pouco além, pois nasci em 97 e se não me engano ainda cheguei a presenciar
RHCG que saudade dos réveillons lá no terraço da casa da minha tia, a expectativa com o apagar das luzes, que momentos eu tive agora ouvindo o áudio da matéria.
A última vez foi de 1998 para 1999. Pelo que lembro. Morava no mirante e de cima do prédio parecia uma bomba atômica. O sentimento era de fim e começar novamente.
e na festa tinha os famosos e queridos jornais :oião, detetive, jornal da festa.era a minha campina dos anos 50,60,depois eu fui morar pelo mundo.
Hoje mesmo lembrei disso. Saudade daqueles anos.
Abcs Emmanuel
Joelmar
Hoje mesmo lembrei disso. Saudade daqueles anos.
Abcs Emmanuel
Joelmar
Meu esposo nem sabia q isso acontecia.
Aqui em Caruaru-PE também apagava.
Vivi esse tempo inesquecível. Me senti criança ao ouvir o áudio. Também lembrei da falta que fez quando as luzes deixaram de se apagar. Parecia que o ano novo não tinha começado.
Ahhh quanta emoção cabia naqueles segundos, quando a tradução nós levava para o meio da rua, com rojões e champanhe mas mãos, para esperar a "rompida do ano" juntos aos vizinhos! Ahhh Campi!!!!na, meu amor! Quantas saudades
Tradição*
Ainda tenho um video da familia com o ultimo reveillon narrado por Hilton Mota, de 1991 para 1992. tem o trecho dele fazendo a contagem regressiva e com o apagar das luzes.
Por esse motivo nunca mais a virada de ano teve o mesmo glamour da minha infância.
Me arrepiei com o áudio
Muito mais que bom! Quantas saudades...😔🤗🎶
Rompiamos o ano na igreja evangélica e ao apagar das luzes era muita emoção