Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O material a seguir foi produzido por Cynthia Sousa, aluna do curso de Comunicação Social, que em virtude de trabalho da faculdade, resolver contar a história do blog RHCG. O resultado pode ser lido abaixo:


Cidadãos campinenses criam blog para contar a historia da cidade com ajuda de moradores

(*) por Cynthia Caroline de Sousa Pereira Nepomuceno
 

O Blog Retalhos Históricos de Campina Grande (RHCG) foi criado em 2009 por dois amigos, Adriano Araújo de 39 anos, que trabalha com advocacia e contabilidade e Emmanuel Sousa, de 38 anos, administrador e contador, que juntos tiveram a ideia de colocar na internet um pouco da historia de Campina Grande a partir do que eles tinham em seu acervo pessoal. Adriano conta que desde pequeno gostava de colecionar jornais, revistas, filmagens e documentários, já Emmanuel por ser filho de um ex-vereador da “Rainha da Borborema”, logo cedo se interessou pelos fatos políticos e históricos. Em meio a suas conversas, viram que na internet não tinha quase nada contando sobre a história da cidade, “decidimos pegar os dois acervos e a tom de brincadeira colocar isso na internet” relata Adriano, e para a surpresa dos amigos, depois de um tempo pessoas começaram a mandar e-mails mostrando interesse pelo blog, o que acabou por se tornar uma reportagem do Jornal da Paraíba (ainda na edição impressa). 

O RHCG vive e sobrevive da colaboração das pessoas, como curiosos em geral, professores universitários, moradores da cidade e até mesmo de fora, como dos Estados Unidos, Alemanha e até mesmo da China. Colaboradores mandam arquivos, fotos, filmagens e materiais pessoais para serem postadas sendo esse o grande objetivo do blog, ou seja, disponibilizar um espaço para que através de historias pessoais, seja contada a história de Campina Grande, através de uma grande teia de informações, por isso o nome “RETALHOS”. 

Com a grande demanda e visitações que por mês chegam a margem de 25 mil e que em poucos dias chegará a marca de 2 milhões acumulados, eles tiveram a ideia de fazer uma pagina no Facebook, onde também compartilham suas informações históricas e que hoje é administrado além dos criadores originais, também pela professora da Universidade Federal de Campina Grande, Soahd Arruda Rached, com cerca de 24.790 curtidas (acesso em 04.05.2016 as 14h50), a rede social possibilita o alcance de um número maior de pessoas e a chegada de novas matérias, que hoje se acumula em mais de 5 mil fotos e filmagens desde os anos 50 até os dias de hoje. 

O blog aborda diversos assuntos, entre eles conta a historia dos times de cidade, da Micarande (o antigo carnaval fora de época) e do Maior São João do Mundo, fala também sobre monumentos históricos, inaugurações como a do Estádio Governador Ernani Sátyro (o Amigão), sobre a chegada da luz na cidade, as construções de escolas como a Escola Estadual da Prata e da pirâmide do Parque do Povo e visitas como a do ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek e João Goulart (Jango). 

E um dos assuntos que mais foi repercutido durante esses quase 7 anos de blog, foi a homenagem feita ao ex-Prefeito da cidade Ronaldo Cunha Lima, em sua morte. E alguns fatos curiosos como o Castelo da Prata e o desastre de avião que ocorreu em 1958 que tinha como um de seus passageiros o comediante e apresentador Renato Aragão (DIDI). 

“Esse projeto hoje é um grande orgulho nosso e de todos que fazem parte (colaboradores), onde muitos me param na rua pra dizer: que material legal e teve até uma senhora que me abraçou e chorou, pois colocamos um material sobre o pai dela que tinha falecido.” fala Adriano. Hoje eles já tiveram especiais em programa de rádio, especiais na televisão, mas o grande sonho do blog é juntar todos os arquivos e informações em um livro, que para eles será a solidificação em definitivo do BLOG RHCG e assim se eternizará. 

Adriano e Emmanuel
O blog é reconhecido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande através do serviço de utilidadepublica (Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011), sendo parceira no projeto e foram até premiados pela Câmara de Vereadores com a Medalha de Honra ao Mérito Municipal. Em 2012, participaram de um concurso em nível nacional em São Paulo, o Top Blog, onde concorreram com mais de 17 mil blogs e ficaram em 3° lugar na categoria Blog Cultural. 

Hoje eles influenciam não só os cidadãos campinenses, mas a outras cidades a fazerem também seus blogs contando suas historias, como o Retalhos de Fagundes, Retalhos de Queimadas e Retalhos Históricos de Pocinhos. E servem como fonte de informações para revistas, livros, trabalhos universitários e também para redes televisivas , além de produção de documentários e filmes. 

Suas postagens são feitas diariamente e pode ser acessadas livremente através do link: http://cgretalhos.blogspot.com.br/ e facebook.com/blogrhcg. 

Por Cynthia Caroline de Sousa Pereira Nepomuceno 
Bacharelado em Comunicação Social com linha de formação em Educomunicação – UFCG (1°) Interpretação e Produção de Texto I – Manassés Morais Xavier Campina Grande – PB, 04.05.2016

2 comentários

  1. o broco on 18 de maio de 2016 às 20:55

    VIDA LONGA AO CGRETALHOS DESDE 2009 NA MINHA BARRA DE FAVORITOS

     
  2. Anônimo on 25 de outubro de 2016 às 00:49

    Cynthia, além de tudo é uma boa escritora. Te amo Cynthia Caroline

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br