Por intermédio da professora Soahd Arruda, conseguimos o excelente material abaixo, duas páginas da extinta revista "O Cruzeiro", fruto do arquivo do professor da UFCG: Roniere Soares, que gentilmente nos cedeu para o acervo de nosso blog (Cliquem nas figuras para ampliá-las):
O evento foi realizado no antigo Estádio Municipal Plínio Lemos, que era a casa do Campinense Clube, que lá sediava suas partidas de futebol.
O professor Roniere nos relatou: "O 1º encontro nacional de vaqueiros ocorreu em 1962 na Fazenda Amazonas, onde hoje é o Complexo Poliesportivo Plínio Lemos, no bairro do Zé Pinheiro. O evento foi o início do conjunto de festejos relativos ao centenário da Cidade de Campina Grande-PB, o que teve seu ápice em 1964. Ou seja, foram dois anos de festejos. Vovô Antônio Bernardino (vaqueiro que aparece ao lado do gaucho da esquerda) fez o convite a vaqueiros do Rio Grande do Sul."
A Fazenda Amazonas fica na estrada de Massaranduba,a uns 6 kilometros e essa mesma casa sede, da foto de seu Avô ainda está lá,com pequenas modificações.Tem o maior açude da região,lá o Exército Brasileiro realizava manobras anuais e foi de propriedade de Dr Agra, e do Sr Fonseca, que casou com sua Viúva.
Bela postagem,eu lembrava só das vaquejadas no PL.
Braulio José Tavares