NOTA.: A ilustração visual desse caso só nos foi possível através da colaboração do fotógrafo campinense Júlio Vasconcelos que nos enviou as imagens utilizadas na postagem que se segue.
Aspecto original da Igreja do Rosário (Anos 40) |
O ano era 1956 quando o 'novo' templo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Bairro da Prata, fora acometido de um incêndio, de grande proporção, dito criminoso.
A igreja, que havia iniciado suas atividades litúrgicas no ano de 1949, sob a direção do Padre Cristóvão Ribeiro da Fonseca, segundo pároco nomeado para a paróquia, envolveu-se em chamas de forma que foi impossível a sua contenção, tendo o fogo consumido tudo que se encontrava acomodado na Capela-Mor e na Sacristia.
Segundo o relato exposto no site oficial da Igreja do Rosário "O fogo devorou tudo [...] cômodas, armários, paramentos, missais, alfaias, etc. O forro e o teto da Capela-Mor vieram abaixo. [...] Escapou, por milagre, a imagem de Nossa Senhora do Rosário no altar-mor."
Ato criminoso, haja visto a profanação de peças sacras, como o arrombamento do Sacrário, confeccionado em mármore com portas de metal, além do sumiço das âmbulas que acomodavam as hóstias consagradas, a polícia deteve o indenciário que assumiu sozinho a autoria do delito em função de furto.
Cidadão que Provocou o Incêndio na Igreja do Rosário (não identificado) |
Após a destruição da igreja, teve início uma grande mobilização popular entre os fiéis paroquianos para soerguer o templo e recuperar o que fora destruído pelas chamas, sendo concluídas as obras de reforma no ano de 1959, inclusive com a modificação da torre fronto-central tendo recebido um relógio, doado pelos irmãos Roldão Mangueira e José de Medeiros Camboim, abençoado por Dom Manuel Pereira da Costa, o terceiro bispo de Campina Grande.
Para os frequentadores da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, é possível identificar os nomes das famílias que participaram dessa empreitada pela reforma da igreja através dos belíssimos vitrais que ornam todo o entorno do templo.
Fotos Históricas Enviadas por Júlio Vasconcelos
Fotos Vitrais: Acervo Blog RHCG
Fonte Pesquisada: Site da Paróquia do Rosário: http://rosario.org.br
Mais um belo registro histórico que o blog Retalhos de Campina Grande disponibiliza a seus seguidores. Hoje este espaço é parada obrigatória diariamente não só por mim, creio, como por muitos "campinagrandenses" que como eu, utiliza este espaço para rememorar ou até mesmo conhecer a história do "centro do universo" que é Campina Grande. Parabéns aos criadores de tão belo site.
NÃO SABIA DESSE FATO OCORRIDO AQUI EM CAMPINA GRANDE A IGREJA DO ROSÁRIO. E OLHE Q SOU DAQUI. MAS ISSO É QUE TORNA INTERESSANTE: QUANDO A NOTÍCIA SE LIMITA AO MOMENTO, A HISTÓRIA NUNCA A ESQUECE.
Caros amigos do RHCG,
Adriano e Emmanuel;
Sempre visito o RHCG e a cada dia conheço um pouco mais da história campinense; hoje fiquei impressionado com a reportagem do incêndio da Igreja do Rosário, pelo que dou-lhe os parabéns.
Continuem este belíssimo trabalho e muito sucesso. Quando a biblioteca retornar os trabalhos, em fevereiro, poderei lhes enviar algum material relacionado a esta cidade.
Que tragedia...
Profissional de Moveis Planejados, São Paulo - SP
Que dó!
Procurando Puteiro em Americana, Americana - SP
Como podemos ter sido tão descuidados...
Especializada e Acompanhante Atende no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo
Não Aguento ver isso...
Danca Arabe Entrada de Casamento, Brasil, Sao Paulo - SP
Aff...
Especialista em Placa Fotoluminescente, Sao Paulo - SP
Era tão linda!
Especialista em Lousas de Vidro, Sao Paulo - SP
O RAPAZ QUE INCENDIOU A IGREJA DO ROSARIO ERA CONHECIDO COMO "NÊGO CÃO".