abr
16
NOTA.: A ilustração visual desse caso só nos foi possível através da colaboração do fotógrafo campinense Júlio Vasconcelos que nos enviou as imagens utilizadas na postagem que se segue.
![]() |
Aspecto original da Igreja do Rosário (Anos 40) |
O ano era 1956 quando o 'novo' templo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Bairro da Prata, fora acometido de um incêndio, de grande proporção, dito criminoso.
A igreja, que havia iniciado suas atividades litúrgicas no ano de 1949, sob a direção do Padre Cristóvão Ribeiro da Fonseca, segundo pároco nomeado para a paróquia, envolveu-se em chamas de forma que foi impossível a sua contenção, tendo o fogo consumido tudo que se encontrava acomodado na Capela-Mor e na Sacristia.
Segundo o relato exposto no site oficial da Igreja do Rosário "O fogo devorou tudo [...] cômodas, armários, paramentos, missais, alfaias, etc. O forro e o teto da Capela-Mor vieram abaixo. [...] Escapou, por milagre, a imagem de Nossa Senhora do Rosário no altar-mor."
Ato criminoso, haja visto a profanação de peças sacras, como o arrombamento do Sacrário, confeccionado em mármore com portas de metal, além do sumiço das âmbulas que acomodavam as hóstias consagradas, a polícia deteve o indenciário que assumiu sozinho a autoria do delito em função de furto.
![]() |
Cidadão que Provocou o Incêndio na Igreja do Rosário (não identificado) |
Após a destruição da igreja, teve início uma grande mobilização popular entre os fiéis paroquianos para soerguer o templo e recuperar o que fora destruído pelas chamas, sendo concluídas as obras de reforma no ano de 1959, inclusive com a modificação da torre fronto-central tendo recebido um relógio, doado pelos irmãos Roldão Mangueira e José de Medeiros Camboim, abençoado por Dom Manuel Pereira da Costa, o terceiro bispo de Campina Grande.
Para os frequentadores da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, é possível identificar os nomes das famílias que participaram dessa empreitada pela reforma da igreja através dos belíssimos vitrais que ornam todo o entorno do templo.
Fotos Históricas Enviadas por Júlio Vasconcelos
Fotos Vitrais: Acervo Blog RHCG
Fonte Pesquisada: Site da Paróquia do Rosário: http://rosario.org.br
Mais um belo registro histórico que o blog Retalhos de Campina Grande disponibiliza a seus seguidores. Hoje este espaço é parada obrigatória diariamente não só por mim, creio, como por muitos "campinagrandenses" que como eu, utiliza este espaço para rememorar ou até mesmo conhecer a história do "centro do universo" que é Campina Grande. Parabéns aos criadores de tão belo site.
NÃO SABIA DESSE FATO OCORRIDO AQUI EM CAMPINA GRANDE A IGREJA DO ROSÁRIO. E OLHE Q SOU DAQUI. MAS ISSO É QUE TORNA INTERESSANTE: QUANDO A NOTÍCIA SE LIMITA AO MOMENTO, A HISTÓRIA NUNCA A ESQUECE.
Caros amigos do RHCG,
Adriano e Emmanuel;
Sempre visito o RHCG e a cada dia conheço um pouco mais da história campinense; hoje fiquei impressionado com a reportagem do incêndio da Igreja do Rosário, pelo que dou-lhe os parabéns.
Continuem este belíssimo trabalho e muito sucesso. Quando a biblioteca retornar os trabalhos, em fevereiro, poderei lhes enviar algum material relacionado a esta cidade.
Que tragedia...
Profissional de Moveis Planejados, São Paulo - SP
Que dó!
Procurando Puteiro em Americana, Americana - SP
Como podemos ter sido tão descuidados...
Especializada e Acompanhante Atende no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo
Não Aguento ver isso...
Danca Arabe Entrada de Casamento, Brasil, Sao Paulo - SP
Aff...
Especialista em Placa Fotoluminescente, Sao Paulo - SP
Era tão linda!
Especialista em Lousas de Vidro, Sao Paulo - SP
O RAPAZ QUE INCENDIOU A IGREJA DO ROSARIO ERA CONHECIDO COMO "NÊGO CÃO".