Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Uma das mais antigas edificações de Campina Grande é o Edifício Prata, localizado na Rua Semeão Leal, centro da cidade. Foi construído por um ex-prefeito de Campina Grande, Raymundo Vianna de Macedo, que governou a cidade durante o período de 1945 e 1946.


Raymundo Vianna de Macedo

Vianna tinha vários imóveis, entre eles, o terreno onde hoje se localiza a “Feira da Prata”, que inclusive leva o seu nome. Foi um dos fundadores do Jornal “Praça de Campina” em 1934, do Rotary, da Embrapa, da Sociedade Rural e da Sociedade Beneficente dos Artistas, além de ser um dos responsáveis pela construção da Igreja do Rosário e do Colégio da Prata. Ainda seria deputado estadual no ano de 1946.

O Edifício Prata, de estrutura de concreto armado, tem o alvará de construção nº. 1.179, registrado em livro em 07 de julho de 1962, no Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Porém, vale destacar que sua construção foi bem antes disso, infelizmente, não temos o ano correto de tal ato.


Foto do Edifício

José Paulino da Costa, que trabalha no Edifício Prata desde 1975, relatou uma curiosidade na construção do prédio. Segundo ele, vários maquinários utilizados para construir o Açude de Boqueirão, reservatório de água de nossa cidade, foram empregados na construção do edifício, chegando inclusive a ser alvo de piadas, ao indagarem Vianna se ele estava construindo um açude no centro da cidade.

O Edifício tem uma área total construída de sete mil, novecentos e oitenta e oito metros e quarenta centímetros quadrados (7.988.040 m2). Já foi sede dos grandes escritórios e comércios da cidade em sua fase áurea, sendo em determinada época, grande centro mercantil. Hoje, basicamente, é local de moradia de estudantes, que chegam a Campina Grande para estudar nas nossas diversas universidades.


Outra Vista do Edifício

Fontes Utilizadas:

-Arquivos de José Paulino da Costa
-Arquivos Pessoais

5 comentários

  1. Simony on 30 de dezembro de 2011 08:52

    Quando saí de Teresina para estudar em Campina Grande, minha primeira moradia foi o Ed. Prata. Era uma quitinete...saudades de olhar o movimemto da cidade pela janela do 2o andar...

     
  2. Anônimo on 5 de julho de 2012 00:41

    Edificio prata minha segunda casa.

     
  3. Anônimo on 18 de setembro de 2012 15:56

    Do edificio prata, minha maior lembrança foi o assassinato de um rapaz chamado Sabará que estava no Edificio Prata quando foi chamado por Ataliba Arruda em discussão, sendo assassinado...criando cada vez mais a lenda deste bandido de "boa familia" e cruel dos anos 80

     
  4. Anônimo on 28 de maio de 2013 12:08

    Desde 2007 eu moro no ed.Prata.

     
  5. BADU on 16 de junho de 2016 15:26

    FOI NO EDIFÍCIO PRATA AONDE FUNCIONOU PELA PRIMEIRA VEZ UM SUPERMERCADO EM CAMPINA GRANDE, SE NÃO ME ENGANO O SEU NOME ERA "SUPERMERCADO SAPS".

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br