Uma das mais antigas edificações de Campina Grande é o Edifício Prata, localizado na Rua Semeão Leal, centro da cidade. Foi construído por um ex-prefeito de Campina Grande, Raymundo Vianna de Macedo, que governou a cidade durante o período de 1945 e 1946.
Vianna tinha vários imóveis, entre eles, o terreno onde hoje se localiza a “Feira da Prata”, que inclusive leva o seu nome. Foi um dos fundadores do Jornal “Praça de Campina” em 1934, do Rotary, da Embrapa, da Sociedade Rural e da Sociedade Beneficente dos Artistas, além de ser um dos responsáveis pela construção da Igreja do Rosário e do Colégio da Prata. Ainda seria deputado estadual no ano de 1946.
O Edifício Prata, de estrutura de concreto armado, tem o alvará de construção nº. 1.179, registrado em livro em 07 de julho de 1962, no Departamento de Urbanismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande. Porém, vale destacar que sua construção foi bem antes disso, infelizmente, não temos o ano correto de tal ato.
Foto do Edifício
José Paulino da Costa, que trabalhou no Edifício Prata desde 1975, nos relatou em 2009 uma curiosidade na construção do prédio. Segundo ele, vários maquinários utilizados para construir o Açude de Boqueirão, reservatório de água de nossa cidade, foram empregados na construção do edifício, chegando inclusive a ser alvo de piadas, ao indagarem Vianna se ele estava construindo um açude no centro da cidade.
O Edifício tem uma área total construída de sete mil, novecentos e oitenta e oito metros e quarenta centímetros quadrados (7.988.040 m2). Já foi sede dos grandes escritórios e comércios da cidade em sua fase áurea, sendo em determinada época, grande centro mercantil. Hoje, basicamente, é local de moradia de estudantes, que chegam a Campina Grande para estudar nas nossas diversas universidades.
Outra Vista do Edifício
Fontes Utilizadas:
-Arquivos de José Paulino da Costa
-Arquivos Pessoais
Quando saí de Teresina para estudar em Campina Grande, minha primeira moradia foi o Ed. Prata. Era uma quitinete...saudades de olhar o movimemto da cidade pela janela do 2o andar...
Edificio prata minha segunda casa.
Do edificio prata, minha maior lembrança foi o assassinato de um rapaz chamado Sabará que estava no Edificio Prata quando foi chamado por Ataliba Arruda em discussão, sendo assassinado...criando cada vez mais a lenda deste bandido de "boa familia" e cruel dos anos 80
Desde 2007 eu moro no ed.Prata.
FOI NO EDIFÍCIO PRATA AONDE FUNCIONOU PELA PRIMEIRA VEZ UM SUPERMERCADO EM CAMPINA GRANDE, SE NÃO ME ENGANO O SEU NOME ERA "SUPERMERCADO SAPS".
FAzia meu tratamento dentário aí no Ed Prata com Dr Magda no segundo andar.
Alguém pode me dizer o endereço do antigo colégio instituto Nossa Sra Aparecida ? Ele ainda existe ? Estudei lá mas não achei nada na internet....
José Paulino era meu tio, faleceu recentemente, e meu pai trabalhou no edifício prata por uns 30 anos
Isso mesmo José Paulino é meu pai, faleceu sim,passou a vida toda trabalhando nesse edifício.
Grande José Paulino, conheci muito, gostava muito dele.
Artigo muito bacana. Seria muito legal outros abordand
o a história dos edifícios Rique (onde morei quando fiz faculdade, local de lembranças muito especiais), Lucas e Palomo, que eram símbolo da modernidade da Campina dos anos 60.
O nome do primeiro supermercado de Campina(década de 1960)que funcionou no térreo do Ed. Prata, era SERVIX.
Raimundo Viana era dono não só do terreno da feira mas de todo o Bairro da Prata.
ESTOU INTERESSADO NUM APARTAMENTO QUE ESTÁ À VENDA NO QUINTO ANDAR. ME DERAM O NÚMERO DA PROPRIETÁRIA; MAS NÃO CONSEGUI ME COMUNICAR.
Prédio com bastante história para Campina Grande, vim para estudar para medicina