O grande marco da primeira gestão do médico Elpídio de Almeida na prefeitura de Campina Grande foi, com certeza, a construção da Maternidade Municipal, denominada, desde 1992, de ISEA (Instituto de Saúde da Mulher Infância e Adolescência Elpídio de Almeida).
A obra teve início em março do ano de 1949, fruto advindo do convênio firmado entre o Ministério da Educação e Saúde com o Governo do Estado da Paraíba, tendo como objeto do convênio a construção de uma maternidade em Campina Grande. Assim sendo, Governo Estadual e Prefeitura Municipal foram as instituições responsáveis pelas obras.
A empresa contratada para realizar o projeto fora a Construtora G. Gioia & Cia, e a Prefeitura Municipal contava, ainda, com a digna presença do Engenheiro Austro de França Costa como Secretário de Obras do Município.
Terreno antes da construção da Maternidade Municipal - Acervo Elpídio de Almeida |
Início das obras da construção da Maternidade Municipal - Acervo Elpídio de Almeida |
Obras da construção da Maternidade Municipal - Acervo Elpídio de Almeida |
Fonte:
ALMEIDA, Adriana de. "Modernização e Modernidade-Uma Leitura
sobre a Arquitetura de C. Grande (1940-1970)
Lembro de sua passagem pelo PAPĂO e de sua estratêgia, um tanto estranha, de usar o.intervalo de 15 minutos de descando para exercitar os.atletas. Certa vez, falei com ele para perguntar sobre a pronúncia de um nome húngaro..
Manoel ferreira dona zelia