Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Os resultados obtidos nas Eleições Municipais ocorridas no último domingo proporcionou à Campina Grande a eleição de sete mulheres para compôr a próxima legislatura da Câmara Municipal de vereadores. Dentre as sete eleitas, destaque para Jô Oliveira, primeira mulher negra eleita vereadora na cidade.


Ao longo da sua história, nosso Poder Legislativo deteve pouca representatividade feminina. Em homenagem às novas representantes do outrora sexo frágil, apresentamos às novas gerações a figura de D. Dulce Barbosa, a primeira mulher eleita vereadora em Campina Grande.

Maria Dulce Barbosa representava o Distrito de Queimadas, antes daquela localidade ser emancipada. Nasceu em 11 de Agosto de 1915 e era descendente direta dos primeiros habitantes daquela região. Iniciou sua carreira política sendo candidata no ano de 1935, não obtendo êxito. Foi eleita a primeira vez no ano de 1947, fato que se repetiu em 1951, 1955 e em 1959, mesmo na suplência, assumiu algumas vezes ao longo daquela legislatura.

Em 1962, outro feito histórico para D. Dulce; foi eleita a primeira prefeita do, agora, Município de Queimadas, tendo derrotado nas urnas o adversário Veneziano Vital.

Dulce Barbosa era professora e bacharel em Direito, formada pela antiga FURNe. Era uma mulher à frente do seu tempo e faleceu em uma data bastante peculiar; no Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, do ano de 2013!

Agradecimentos: Blog Tataguaçu

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br