Da série "uma das maiores raridades já postadas", a imagem acima mostra o Açude Novo, manancial construído por volta de 1830 para suprir a necessidade de água da população campinense, quando o Açude Velho se mostrava insuficiente para atender a demanda.
As nomenclaturas surgiram, justamente, após sua construção quando passou a fazer sentido a conotação de antigo e novo.
Enquanto reservatório d'água, o Açude Novo marcou época em nossa cidade; era um local de lazer da população campinense. As jovens desta foto ficaram eternizadas na história, assim como essa paisagem, de um passado muito distante. Segundo comentário postado por Marconi Alves, "Nesse local, onde as pessoas estão sentadas, era um pluviômetro. Ficava ao lado da casa de dr. Bonald Filho."
A foto, que ainda mostra parte do Convento das Clarissas ao fundo, pertence ao acervo pessoal de Leonice Arruda Alcântara, cedida ao BlogRHCG por intermédio da Colaboradora Soahd Arruda.
ESPETACULAR!..NASCI NA GETULIO VARGAS,NETO DO COMERCIANTE MANOEL SOBRAL,MINHA CASA TINHA UMA JANELA QUE TINHA A VISTA TOTAL DO AÇUDE NOVO E O CONVENTO DAS CLARISSAS,TUDO ISSO NOS ANOS 50,QUE SAUDADE!..A CASA DO DR.BONAL ERA MUITO CONHECIDA,POIS QUEM SE DIRIGIA AO BAIRRO DE SÃO JOSÉ SEMPRE PASSAVA AO LADO DAQUELA RESIDENCIA.
PRÁ MIM ESTA REPORTAGEM ESTÁ TROCADA, O AÇUDE VELHO É QUE TEM ÁGUAS ATÉ HOJE E É DE 1824 A 1830
O AÇUDE NOVO É O PARQUE EVALDO CRUZ
Boa noite a todos que fazem o Blog retalhos históricos,sou aluno da UEPB, do curso de Geografia, estou fazendo um projeto de pesquisa, onde irei resgatar todos os mananciais que abasteceram a cidade de Campina Grande, se possível eu queria algumas imagens raras se tivessem dos primeiros açudes que abasteceram a cidade ......desde já muito obrigado ,fico no aguardo
Meu e-mail: (Aderssonnunes@gmail)
7° período do Curso de Geografia .
E-mail ( Aderssonnunes@gmail.com )
Corrigindo o e-mail .......
Minha avó, falecida em Junho/2018, falava muito do local. Segundo ela, residia nas imediações a qual chamava de "Buninas", algo assim.