Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


A foto acima apresenta um cenário do cotidiano campinense da Década de 1930, no auge da cultura algodoeira; uma banca vende guloseimas na esquina, pessoas assistem alguma conversa nas portas do armazém do lado direito, homens elegantemente trajados de linho branco transitam pelas calçadas, uma marinete (sopa) aguarda passageiros na Rua Marquês do Herval, em frente ao 'Beco do 31'...

Os mais "novos" lembrarão que naquela rua funcionou em um passado recente o "Beco do 31 Drinks Bar". Porém, a origem da nomenclatura da localidade remota à década de 1920 onde, àquela rua funcionava a Sociedade Dançante e Clube Renascença 31, no Pavilhão Epitácio, visto lá no final da rua na foto, ao fundo, de esquina com a antiga Praça Epitácio Pessoa, vizinho ao sobrado de Christiano Lauritzen!

Esta, e outras fotos cotidianas do pretérito campinense podem ser conferidas no foto-livro "Ah, Campina", idealizado pelo fotógrafo Edson Vasconcelos.



5 comentários

  1. Irailson on 7 de janeiro de 2018 às 21:40

    se essa é a esquina da Marques do herval onde fica a venancio neiva? acho que ai é a propria rua venancio neiva notem o começo do desnivel da rua a direita no batente do armazém "onde hoje é a ótica vip"

     
  2. Anônimo on 8 de janeiro de 2018 às 21:48

    A Venancio Neiva ainda não cortava o Beco 31, só com a reforma urbana foi que esses armazens à direita foram demolidos para dar passagem a rua.

     
  3. Anônimo on 8 de janeiro de 2018 às 21:49

    A Venancio Neiva ainda não cortava o Beco 31, só com a reforma urbana foi que esses armazens à direita foram demolidos para dar passagem a rua.

     
  4. Irailson on 9 de janeiro de 2018 às 10:31

    ha ta entendi obg anônimo pelos esclarecimentos

     
  5. Anônimo on 9 de janeiro de 2018 às 18:35

    Foto maravilhosa, daquelas que dá para fazer um zoom e ficar viajando....

    O letreiro na loja da frente na Marquês do Herval diz: "Casa das Gravatas - Meias, perfumes, etc. Efraim Noury". Outro letreiro, na rua Monsenhor Sales, parece ser: "Fique Rico"

    A rua Monsenhor Sales era na época da foto a Rua Independência. No meio dela, dá para ver o beco de José Bernardino, que após a reforma virou a rua Venâncio Neiva. Fica logo depois dos dois toldos, à direita, onde se vê a letra A. O beco é bem estreito, talvez menos de dois metros de largura.

    Recomendo o livro, é excelente. O autor fez um grande trabalho em conservar e restaurar os negativos.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br