Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Não se deve confundir as pessoas que têm o sobrenome do Ó com aquelas que têm apenas o prenome de José do Ó ou Maria do Ó. Nestas, a presença do "do Ó" representa uma atenção ou homenagem religiosa à Nossa Senhora do Ó, cultuada em Portugal e também no Brasil.

O sobrenome "do Ó", já como sobrenome consolidado e não apenas de invocação religiosa, está presente em Portugal na região do Algarve há vários séculos. Documenta-se em Faro já no século XVII e em Olhão a partir do século XVIII. Parece ser particularmente comum em Olhão. Também encontra-se alguns "do Ó" em Tavira a partir do século XVIII.

No início do século passado, emigrou de Portugal para o Brasil um rebento da família do Ó, Francisco de Souza do Ó, estabelecendo sua moradia no lugar Nossa Senhora do Ó, estado de Pernambuco. Não sabemos se a família do Ó deu nome àquela localidade.

Francisco de Souza do Ó, tempos depois, contraiu matrimônio, constituindo família naquela localidade. Um dos filhos do casal, João Francisco de Souza do Ó, já rapaz, obteve de seus pais permissão para se transportar para a cidade de Bom Jardim, no mesmo estado, onde, anos depois, casou-se com uma paraibana de nome Francisca Maria do Espírito Santo, constituindo numerosa família, cujos filhos fora os seguintes: Belarmino de Souza do Ó, José de Souzado Ó, Manoel de Souza do Ó, Joaquim de Souza do Ó, Paulino de Souza do Ó, Juvino de Souza do Ó, Moisés de Souza do Ó (o caçula), e ainda as seguintes filhas: Antônia de Souza do Ó, Alexandrina de Souza do Ó e Maria de Souza do Ó, num total de dez filhos.

No ano de 1876, João Francisco de Souza do Ó decidiu mudar-se de Bom Jardim para a cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba, fixando residência no subúrbio denominado Catarina, adquirindo ali uma propriedade, aonde reiniciou sua profissão de agricultor.

No ano de 1878, João Francisco de Souza do Ó, o chefe da família, falecia repentinamente e a viúva, com seus dez filhos, permaneceu na localidade, assumindo a responsabilidade dos filhos, até atingirem a maioridade. Os mais velhos, Belarmino de Souza do Ó e José de Souza do Ó, casaram-se logo, fixando residências também no mesmo município.

Anos depois, Belarmino deixou a cidade de Campina Grande, juntamente com esposa e três filhos, viajando para outras paragens, não chegando a dar mais suas notícias.

José de Sousa do Ó teve, do seu primeiro casamento, apenas uma filha, chamada Maria de Souzado Ó, que casou-se com seu próprio tio, Juvino de Souza do Ó, constituindo numerosa família: Malaquias de Souza do Ó, Zacarias de Souza do Ó, Isaías de Souza do Ó, Heleno de Souza do Ó, Norival de Souza do Ó, Juvino de Souza do Ó Filho, Doralice de Souza do Ó e Zita de Souza do Ó.

Após a morte do patriarca da família do Ó em Campina Grande, João Francisco de Souza do Ó, seus filhos José de Souza do Ó, Manoel de Souza do Ó e Juvino de Souza do Ó ingressaram no comércio de miudezas e mascateação, com "baús nas costas" por todo o município. Anos depois, com seus próprios esforços, conseguiram capital necessário para se estabelecerem no comércio de Campina Grande. Os demais irmãos permaneceram tirando da agricultura o necessário para sua manutenção.

Os estabelecimentos de José, Manoel e Juvino, eram na atual rua Maciel Pinheiro e tinham, pela ordem, os seguintes nomes: Casa da Bandeira, Casa Indiana e O Vesúvio.

Juvino de Souza do Ó foi, por diversas vezes, presidente da Câmara Municipal e prefeito interino de Campina Grande, por um certo tempo. Adquiriu também a patente de major.

O estabelecimento O Vesúvio passou, posteriormente, para as mãos de Malaquias de Souza do Ó. A Casa Indiana passou para Zacarias de Souza do Ó, tendo pertencido depois a Heleno de Souza do Ó.

A família do Ó estendeu-se por quase todo o Brasil, até no Rio Grande do Sul, onde Fernando de Souza do Ó, oficial do Exército, advogado e pregador espírita conhecido por seus inúmeros livros, fixou residência na cidade de Santa Maria."Exército, advogado e pregador espírita conhecido por seus inúmeros livros, fixou residência na cidade de Santa Maria."

Agradecendo a colaboração de Socorro do Ó Tejo
Texto Publicado no Blog: http://dilectante.blogspot.com.br

74 comentários

  1. Edmilson Rodrigues do Ó on 7 de junho de 2016 às 18:42

    Memoravel postagem. Esta mesma história me foi transmitida pela minha tia-avó Helena de Souza do Ó lá pelos idos de 1950. Ela residia na Rua Epitácio Pessoa em frente ao Convento de São Francisco, e era irmã da minha avó paterna Porcina Maria de Souza do Ó falecida em 1914. Ambas eram sobrinhas do patriarca Juvino de Souza do Ó radicado na Fazenda Serrotão.

     
  2. Anônimo on 21 de junho de 2016 às 15:09

    O blog acertou em dizer que Maria de Souza do Ó, foi casada com o próprio tio, Juvino do Ó?

     
  3. Ravi Farias Corretor de Imóveis on 25 de abril de 2018 às 03:59

    Temos alguns do Ó em Recife e Jacobina. Caso tenha interesse de aumentar a história. Segue contato. (81)9.9818-5740 WhatsApp
    Ravi Mahatma do Ó Farias.

     
  4. Unknown on 12 de agosto de 2018 às 21:47

    Olá meus bisavós Ana do ó de Andrade não seu de onde vieram acredito de Portugal mas até onde sei morreram na Paraíba gostaria de saber mais se puderem ajudar

     
  5. Unknown on 12 de setembro de 2018 às 18:04

    Maravilhoso conhecer meus antepassados! Estou muito feliz por identificar meus antepassados! Meu nome é Francisco Roberto do Ó, sou tetraneto de Francisco de Souza do Ó que veio de Portugal, trineto de João Francisco de Souza do Ó, bisneto de Manoel de Souza do Ó e neto de Fernando de Souza do Ó, que veio para Santa Maria-RS e fixou residência, onde nasceu meu pai Francisco do Ó, que veio para Porto Alegre e fixou residência. E eu sou natural de Porto Alegre-RS. Eu gostaria muito de receber fotos, imagens e recortes mesmo que seja de bustos, estátuas dos meus patriarcas. Grande abraço a família do Ó


     
  6. Gil Francis on 4 de novembro de 2018 às 22:15

    Olá
    Meu nome é Givanildo Francisco do Ó ,sou de São Paulo filho de Vanderlei Francisco do Ó .
    Infelizmente não tenho contato com meus familiares por parte de pai.
    Email GilFrancis1@yahoo.com.br
    Facebook Gil Francis

     
  7. Unknown on 3 de março de 2019 às 18:53

    Meu nome é Esmeralda do Ó de Lima Antunes, da cidade de Iguatú-ceara, atualmente moro em São Paulo. Foi muito bom mesmo conhecer toda a história da família doÓ.

     
  8. Unknown on 4 de março de 2019 às 16:46

    meu nome é benjamim de sousa do ó da cidade de campina grande paraiba muito bom conhercer a historia da familia do ó

     
  9. Unknown on 4 de março de 2019 às 16:53

    meu imail benjamim23@live.com meu pai adalberto de sousa do ó meu avô alfredo de sousa do ó campina grande paraiba

     
  10. Unknown on 22 de março de 2020 às 08:18

    Olá, sou Michele Souza do Ó, filha de Paulo de Souza do Ó, e neta de Severino de Souza do Ó, e sobrinha de Francisco Souza do Ó, primos de Edivaldo do Ó... se alguém tiver mais informações, gostaria de saber... Agradecida!!!

     
  11. Anônimo on 15 de maio de 2020 às 20:46

    Meu avô materno, Antônio Carlos de Oliveira, foi casado em segunda núpcias com Maria do Ó. Morava no município de Independência-CE.

     
  12. Unknown on 14 de outubro de 2020 às 11:56

    Muito bacana. Sou Jorge Luiz Schaider do Ó, meu avô Alcides Marques do Ó, veio de Campina Grande para o RJ onde se casou.

     
  13. Samuel on 9 de março de 2021 às 00:23

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  14. Samuel on 9 de março de 2021 às 00:24

    Meu bisavô, Sebastião Alves de Lima, tinha uma irmã Maria do Ó. Ele casou em Independencia-CE também. Era filho de Manoel Ferreira Lima, vulgo Manoel do Ó, e Antonia Alves de Oliveira. Como entro em contato com você?

     
  15. Unknown on 12 de março de 2021 às 18:21

    Sou do Ceará !! Cidade de tianguá. Sou da família do Ó, tem vários primos aqui que o nome deles tem Do Ó.

     
  16. Unknown on 12 de março de 2021 às 19:48

    Sou Bruno Jardel Gomes Cavalcante bisneto de Agemiro Gomes do Ó e neto de Nair Gomes Amorim que em um momento da história aqui na minha região o sobrenome do Ó foi substituído por ser homens e mulheres muito fortes e valentes em suas convicções. Moro em Tauá-CE. TENHO ORGULHO DE TER SANGUE DE DO Ó!!!

     
  17. dAIANE on 14 de março de 2021 às 19:51

    Minha tataravó tinha Do'O , não sei a origem ....nome de MARIA DO'O FALCÃO, sendo que o FALCÃO é de meu tataravô. Meu ZAP 71)993474088

     
  18. Jessica de Oliveira on 15 de abril de 2021 às 15:33

    Olá, minha bisavó é Maria de Souza do Ó, gostaria de informações (67) 9.9678-0849

     
  19. Unknown on 2 de junho de 2021 às 13:48

    Olá, meu sogro se chama Severino Gonçalo do ó, gostaria de mais informações. Somos de Pernambuco moramos em um bairro que se chama nossa senhora do ó cidade de Ipojuca

     
  20. Unknown on 28 de agosto de 2021 às 18:04

    Olá, Meu avó materno se chamava Antônio Manoel do Ó Cabo de Santo Agostinho/PE. Maria do Carmo de Oliveira - Recife/PE

     
  21. Luciano Marques do ó on 3 de setembro de 2021 às 23:04

    Marques já entrou mainha família bisneto de Cícero marques do o Neto de Adonias Marques do ó e filho de José Marques do ó ,eu sou Luciano Marques do ó

     
  22. Unknown on 24 de setembro de 2021 às 16:36

    Meu pai é de Campina Grande, Josinaldo do Ó
    Meu nome é Gilson Silva Do Ó
    Vivo em São José dos Campos Sp

    12 98285 3037

     
  23. Unknown on 27 de outubro de 2021 às 10:01

    Meu irmão já falecido se chamava "Antônio Gomes do ó" eu tenho um Tinho que se chama "Luiz Gomes dos prazeres" o sobrenome prazeres também é decente de Portugal mais precisamente da ilha da madeira, não sei de onde começou nossa família

     
  24. Unknown on 4 de novembro de 2021 às 06:33

    Eu, Vera Maria de Souza do Ó advogada e filha de Sebastião Pereira de Souza do Ó, cirurgião dentista, já falecido e natural de Campina Grande e irmão de Jovino do Ó

     
  25. Unknown on 10 de novembro de 2021 às 23:23

    Amigo, por um acaso já ouviu falar de algum Otacílio Luís do Ó?

     
  26. Unknown on 10 de novembro de 2021 às 23:27

    Amigo,já ouviu falar de alguém Otacílio Luís do Ó, também do Rio de Janeiro?

     
  27. Lene Francis on 7 de fevereiro de 2022 às 00:54

    Sou Edilene Francisca do Ó,filha de Lenildo Francisco do Ó e neta de Antônio Francisco do Ó,moro em Olinda Pe

     
  28. Adenilson casimiro do ó. on 7 de fevereiro de 2022 às 20:16

    Que bom também sou adenilson do ó

     
  29. Adenilson casimiro do ó. on 7 de fevereiro de 2022 às 23:03

    Meu nome é adenilson casimiro do ó
    Atualmente sempre residir na Paraíba a 300km de Campina Grande

     
  30. Adenilson casimiro do ó. on 7 de fevereiro de 2022 às 23:05

    Faça minha suas palavras tenho orgulho do sobrenome.
    Moro na Paraíba próximo a Campina Grande a família do ó é muito conhecida aqui por ter o temperamento forte.

     
  31. Unknown on 11 de fevereiro de 2022 às 03:44

    Sou Tiago Cavalcanti do Ó, filho de Luiz carlos gomes do Ó. Ou seja, sou bisneto de Malaquias de Souza do Ó, e moro em Campina Grande.

     
  32. Unknown on 18 de fevereiro de 2022 às 00:24

    Sou Roneila Barbosa do Ó. Moro no Acre. Sou filha de Raimundo vieira do Ó. Meu avô, era cearense, Francisco Chagas do Ó. Veio no período da borracha para o Amazonas, em seguida, Acre. Nunca mais retornou para sua terra. Tenho orgulho de meu sobrenome.

     
  33. rodrigo vieira do o on 24 de fevereiro de 2022 às 17:49

    rodrigo vieira do ó

     
  34. Anônimo on 2 de maio de 2022 às 11:38

    Sou Milton Francisco Do Ó filho de João Francisco Do Ó que nasceu e Pacatuba CE. sendo meus avós João Francisco Do Ó e Maria das Chagas Do Ó eles vieram do Ceara para interior de São Paulo exatamente na cidade de Bernadino de Campos aonde meu pai casou com minha mãe Adelaide David Do Ó Tenho dois filhos que foram atletas de futebol profissional Marcelo Do Ó e Milton Do Ó. Se alguém tiver ligação mais próxima. Por Favor..?

     
  35. Anônimo on 7 de maio de 2022 às 18:22

    Foi muito bom saber toda essa história, sou Leidiane do Ó da cruz, filha de Mari Aparecida Mendes do Ó, filha de Sebastião do Ó, filho de João do Ó

     
  36. Anônimo on 7 de maio de 2022 às 18:23

    Eles eram de PARAIBA e depois CEARÁ

     
  37. Anônimo on 20 de maio de 2022 às 08:43

    Como é ver minha história sou neta Severino de Souza Do Ó irmão de Juvino de souza Do Ó subrinho .

     
  38. Anônimo on 29 de junho de 2022 às 19:04

    Meu nome é Claudino Alves do o sou de Recife e tenho temperamento muito forte, não veio nem de minha mãe nem do meu pai, mas quando estou arretado digo nãos tenho medo nem do diabo será que é de família

     
  39. Anônimo on 29 de junho de 2022 às 19:04
  40. Anônimo on 30 de junho de 2022 às 17:05

    Rodrig vieira do Ó

     
  41. Anônimo on 1 de julho de 2022 às 00:27

    Meu avô era Antônio Francisco do Ó

     
  42. Anônimo on 4 de julho de 2022 às 23:32

    Ola sou lucineide goncalves doÓ cidade Tauá Ceará hoje fazem 22 anos que mudei pra ponta Grossa Paraná meu avô se chamava José doÓ neto não sei muito a origem da nossa família se alguém puder ajudar ficarei muito agradecida meu Whatsapp 42999255929

     
  43. Anônimo on 5 de julho de 2022 às 03:00

    Devo ter algum parentesco meu avô Erivaldo Alves do Ó sou Gabriel Esteves Souza do Ó

     
  44. Anônimo on 10 de julho de 2022 às 09:30

    Meu nome Francisca Marcia do o fillha de Antônio Sabino do o

     
  45. Anônimo on 10 de julho de 2022 às 09:30
  46. Anônimo on 29 de julho de 2022 às 01:46

    Meu nome é José Esdras Souza do ó filho de Nilson Lucas do ó, neto de José Francisco do ó ambus já falecidos.

     
  47. Anônimo on 7 de setembro de 2022 às 23:35

    eu sou da família do ó minha mãe sou de lagoa PB

     
  48. Anônimo on 18 de outubro de 2022 às 23:55

    Eu sou da família do ó de bom jesus piaui

     
  49. Romeu Gomes on 2 de novembro de 2022 às 02:23

    Sou filho de Josefa Gomes do Ó, Neto de Benedito do Ó

     
  50. Romeu Gomes on 2 de novembro de 2022 às 02:28

    Pessoal eu moro no Rio de Janeiro, e minha mãe mora em Umbuzeiro divisa entre PB/PEtenho mais familiares aqui, e achei isso muito interessante, favor entre em contato .

     
  51. Anônimo on 17 de dezembro de 2022 às 19:30

    Minha bisavó se chamava Maria Joaquina do Ó e minha avó se chamava Lucila Maria do Ó. Elas moravam em Alagoas. Meu pai tinha 5 anos quando minha avó Lucila faleceu. Ele perdeu o contato com a família do Ó. Alguém poderia me ajudar a saber a origem de meu pai?

     
  52. Anônimo on 17 de dezembro de 2022 às 19:36

    Me chamo Luciana, se alguém puder me ajudar a achar os parentes de minha avó Lucila, ficaria imensamente grata!

     
  53. Anônimo on 25 de fevereiro de 2023 às 08:47

    Me chamo Domingas do Ó Silva
    Filha de Maria do Ó
    Neta de Manoel do Ó e Helena Maria do Ó
    Tenho muita vontade de encontra a origem do meus antepassados ♡

     
  54. Anônimo on 2 de abril de 2023 às 11:12

    Olá! Sou filha de Pedro do Ó Filho, ele nasceu em 05/08/1920, na cidade de Altinho PE, faleceu em meados de 1997.Gostaria de ter notícias de meus familiares em Pernambuco. Obg!

     
  55. Anônimo on 15 de abril de 2023 às 07:07

    Me chamo Paulo Cardoso, meu bisavô materno se chamava Procopio do O, ele teve uma filha (minha avó- Ana), que nasceu e viveu a vida toda em Itai-SP, que é bem próxima de Bernardino de Campos. Como minha vó nasceu em 1927, seu pai deve ser de 18xx… mas acho que podem ter algum tipo de parentesco com seus familiares.(p.e_cardoso@hotmail.com)

     
  56. Anônimo on 21 de abril de 2023 às 21:44

    Me chamo Francisco, de Lagoa paraiba e sou neto de Antônio Do Ó da Costa.Alguem já ouviu falar nele?

     
  57. Anônimo on 20 de maio de 2023 às 23:43

    Meu nome é Carlos Antônio do Ó Gomes, filho de Ozira do Ó Gomes, moro no município de Belford Roxo no Rio de Janeiro

     
  58. Anônimo on 23 de maio de 2023 às 21:38

    Família Gomes do Ó chegaram aos sertões do Inhamuns no Ceará no ano de 1707.

     
  59. Anônimo on 23 de maio de 2023 às 21:40

    O livro Inhamuns Terra e Gomes (Antônio Gomes De Freitas. "Lisboa") conta toda história das primeiras famílias que destravaram os sertões cearenses.

     
  60. Anônimo on 23 de maio de 2023 às 21:43

    Inhamuns Terra e Homens . Editora Henriqueta Galeno

     
  61. Anônimo on 3 de junho de 2023 às 15:16

    Olá. Este brasão é Fake amigo. Não existe.

     
  62. Anônimo on 30 de julho de 2023 às 15:22

    Minha avó Cornélia de Souza Costa, é neta de Paulino de Souza do Ó, ainda está viva e casada com Wilson Fernandes da Costa, são um casal ícone de campina grande, famosos durante o São João por sua presença no parque do povo sempre dançando juntos. Obrigado pelo arquivo, estou montando a arvore genealogica da minha familia no familysearch e esse conteúdo validou a minha árvore

     
  63. Anônimo on 22 de agosto de 2023 às 21:21

    Meu nome é Paulo Vitor Do Ó Fonseca

     
  64. Anônimo on 22 de agosto de 2023 às 21:24

    Meus avós

     
  65. Anônimo on 10 de setembro de 2023 às 21:53

    Meu nome é ALLAIN DELON DO O BARRETO NETO DE PEDRO DE SOUSA DO O QUE EH FILHO JOSÉ DE SOUSA DO O QUE EH FILHO DE MOISÉS DE SOUSA DO O. Vindo do PERNABUCO

     
  66. Anônimo on 10 de setembro de 2023 às 21:57

    Seu avô era tio do meu avô

     
  67. Cristiano on 23 de outubro de 2023 às 08:40

    Olá! Sou neto de José Benedito do Ó, irmão de Maria Benedita do Ó, filhos de Manuel Benedito do Ó casado com Josefa Maria da Conceição. Abraços!

     
  68. Frederick F Arruda on 24 de outubro de 2023 às 09:30

    Moisés era o caçula dos seis filhos homens de José Francisco de Sousa do O' e Francisca Maria do Espírito Santo

     
  69. Anônimo on 8 de novembro de 2023 às 12:20

    Irmão de Elias marques do ó

     
  70. Anônimo on 10 de dezembro de 2023 às 20:06

    Alguém conhece Gonçalo Pedro do Ó?
    Era meu bisavô e sei muito pouco da história dele.

     
  71. Anônimo on 17 de dezembro de 2023 às 20:07

    Sou bisneto de Pedro Gomes Do Ó e Maria Gomes Do Ó, migraram de liberdade (Tauá) para Parambu 1890 onde constituíram grande família.

     
  72. Anônimo on 18 de fevereiro de 2024 às 23:06

    Me chamo Lívia furtado do Ó
    Moro no estado do Pará e meu avó e o irmão dele Manoel do Ó vieram a muito tempo de Pernambuco a muitos anos,porém nós da família nunca soubemos do restante da família. Estou tentando achar nossos outros parentes e entender mais sobre a família do Ó

     
  73. Anônimo on 19 de fevereiro de 2024 às 16:28

    Meu avô. Morava em corres piaui. Lá onde fundaram essa cidadesinha chama coraes piaui
    Chama se sirilo Irene do ó

     
  74. Jose Marcio Batista Ferreira on 16 de março de 2024 às 05:47

    Meu pai se chamava Severino ferreira do ó e o pai dele Alexandrino ferreira do ó familia natural de campina grande pb

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br