Mais uma foto fantástica do passado da Rainha da Borborema, retratando a Rua Lino Gomes, sentido Centro-Bairro, mostrando do lado direito o Açude Novo quando era verdadeiramente um reservatório d'água e, á esquerda, os famosos Coqueiros de Zé Rodrigues, onde hoje se encontra o Parque do Povo.
A foto foi encontrada no Blog Rainha da Borborema, editado pelo sociólogo Jameson, professor da UEPB e faz parte do rico acervo de Lêda Santos de Andrade porém, infelizmente, não foi contemplado o ano da captação da imagem.
Jameson, inclusive, faz um resgate teórico do resumo da saga do Açude Novo:
"O Açude Novo foi construído em 1830 com o objetivo de abastecer a população de Campina de água potável devido às secas que assolavam a região. Ele foi o segundo construído na cidade. O primeiro foi o Açude Velho, hoje um famoso cartão postal do município, e o terceiro foi o também famoso Açude de Bodocongó. Por quase 100 anos os Açudes Novo e Velho foram as únicas fontes de abastecimento de água da população. Em 1976, foi transformado em parque pelo então Prefeito Evaldo Cruz, que lhe deu o nome de Parque do Açude Novo. Após a sua morte, em 1985, a área de lazer passou a ser chamada de Parque Evaldo Cruz, uma homenagem póstuma a seu idealizador. Contudo, ele continua sendo mais conhecido pelo antigo nome."
Blog Rainha da Borborema:
http://rainha-da-borborema.blogspot.com/
Aquela casa que aparece lá no final(lado direito da foto)não existe mais.
Foi demolida ontem(09/02/2012).
Uma pena.