Voltamos ao rico assunto que foi a construção e inauguração do Estádio Ernani Sátyro, o "Amigão", que já foi amplamente discutido no RHCG e que nossos visitantes podem acessar AQUI, AQUI e AQUI. Graças a pesquisa de Jonatas Pereira (http://historiadecuite.blogspot.com/) nos exemplares antigos do Diário da Borborema, publicaremos no "Retalhos" mais uma série de imagens históricas de um momento inesquecível de Campina Grande:
Lançamento da maquete do estádio Amigão em 1973 |
Desenho do estádio Amigão a ser construído em 1974 |
Escavadeira nas obras de construção do Amigão em 1975 |
Marquise em construção do Amigão, nos testes de iluminação em agosto de 1975 |
Marquise do Amigão sendo construída em 1975 |
Inauguração do Amigão entre Campinense 0 x 0 Botafogo-RJ em 8-3-1975 |
Obras do Amigão continuam e lamentam morte de torcedor em agosto de 1975 |
A sina das maquetes... a sociedade compra a ideia proposta mas o executivo teima em não concluir as obras e entregar os equipamentos de uso público pela metade, visando aproveitar períodos eleitorais com as obras inauguradas. Imaginem o desconforto que passamos como torcedores e frequentadores desse estádio nso dias de hoje, justamente pela não conlusão do projeto em sua plenitude. (Até hj isso ainda ocorre!!)
E ao que vemos, jamais ocorrerá, Emmanuel, tenha esta certeza. O nosso futebol é um pálido reflexo premonitório do que será o futebol brasileiro após esta famigerada e perfeitamente dispensável Copa, onde estamos gastando o que não temos para festa e alegria de outros. Ou alguem acha que ganharemos alguma coisa?
Eu concordo, Paulo... Inclusive esta Copa vem na hora errada pro nosso país. Estamos em uma curva ascendente de estabilidade financeira e prestígio junto ao mercado mundial e quando a coisa apertar no ano que vem, mta coisa deixará de ser feita para benefício social e será desviado para as emergências financeiras visando maquear as cidades sédes para a Copa que será NO Brasil mas, não será DOS brasileiros.
sei que vou ser malhado por este comentario mas só serão feitas reformas e talvez consequentemente a conclusão daquela praça espórtiva no dia que aquela marquise ou o lado da geral cair num dia de classico e morrer dezenas de torcedores ai sim acho até que se constroi um novo estadio pois sabemos que aki no brasil só se faz alguma coisas em relação a algo quando vidas são ceifadas
Caro amigo, acredito que se houvesse uma catástrofe desse tipo, a saida dos políticos de plantão não seria nenhum tipo de reforma. Imagino até, as velhas e conhecidas raposas políticas discursando com "lágrimas nos olhos" e pleiteando a demolição deste "infame" estádio e a CON$$$TRUÇÃO de um novo, muito MAI$$$ moderno e $$$EGURO. É assim que a banda toca caro companheiro (sem trocadilhos).
Ano passado tiramos uma foto de uma dessas arquibancadas, que mostrava claramente uma rachadura, a qual depois passaram cimento por cima (maquiando). O Amigão é um lixo hoje em dia. Acho que em 2007, quando os dois times daqui passaram quase 8 meses sem jogar, perderam uma grande chance de uma grande reforma. O cabra que for macho pra dizer que vai terminar os dois estádios da Paraíba e limpar o açude velho será um herói. Agora, se o governante estadual que achar que Estádio de futebol é jogar dinheiro público fora, ou destrua ou repasse adiante, mas deixar do jeito que está é uma tragédia anunciada.
O torcedor que morreu nesse acidente do amigão era meu tio, até hoje a familia não sabe como realmente aconteceu essa tragédia.