Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Aristóteles Agra ou "Tota Agra", foi um empresário do setor farmacêutico. Era também funcionário público estadual. Filho do líder comunitário e ex-deputado Everaldo Agra, foi eleito vereador no ano de 1988, em fato curioso, juntamente com seu irmão Alberto Agra! Foi Presidente da Comissão do Desenvolvimento Urbano e Meio-Ambiente, integrante também da comissão de sistematização da Lei Orgânica do Município¹, além de grande defensor da natureza, defendendo o que o "Partido Verde", sua agremiação, o orientava.

Tota, que havia sido o segundo candidato mais votado à vereador nas eleições de 1988, tentou a reeleição, no ano de 1992, e não logrou êxito; grande ironia, para a astronômica votação obtida anteriormente e, por também, ostentar ser uma das figuras públicas mais populares, na Zona Leste da cidade. No entanto, concorreu com pouca estrutura a uma vaga na Assembleia Legislativa na campanha eleitoral do ano de 1994, tendo sido eleito Deputado Estadual pelo Partido Verde. A mesma Zona Leste que o rejeitou para a Câmara Municipal, lhe consagrou à Casa de Epitácio Pessoa com cerca de cinco mil votos, do total dos 7.912 que o elegeu.



Polêmico ao defender o uso da maconha para o tratamento de usuários de drogas pesadas, pois sua tese era que essa seria um paliativo para a não utilização de drogas mais destrutivas, Tota afirmava e confessava ter sido dependente de drogas e defendia a liberalização da maconha em entrevistas, citando Salomão que, na Bíblia, usava maconha como nome Kálamo², segundo coluna de Nonato Guedes no jornal "O Norte".

Tota Agra ao microfone

Após seu prematuro falecimento, em 1999, há poucos dias do fim do seu mandato de Deputado Estadual, a TV Paraíba fez a seguinte reportagem sobre o político campinense:


Fontes Utilizadas:
TV Paraíba (Vídeo) 

5 comentários

  1. Anônimo on 4 de abril de 2020 às 14:41

    A trajetória política de Tota Agra pode ter sido curta - foi filiado a apenas 2 partidos, o PMB (que teve Silvio Santos como candidato a presidente em 1989, mas foi impugnado na reta final da eleição) e o PV. Ele não foi reeleito em 1998 (apesar da razoável votação que teve), provavalemente iria disputar a eleição para prefeito de Campina Grande em 2000.

    Outras histórias de políticos famosos de Campina Grande, como as dos ex-vereadores Márcio Rocha (primeiro a ser eleito pelo PCB após a redemocratização - no blog tem uma postagem sobre ele, quando completou 52 anos em 2010), Alberto Agra (irmão de Tota Agra, falecido em 2012), Fernando Cabral, Erinaldo Guedes, Severino Germano (era suplente quando exerceu o cargo entre 1994 e 1995) e outros nomes conhecidos poderiam ser postadas .

     
  2. Jose Guimarães on 2 de maio de 2020 às 21:47

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  3. Jose Guimarães on 25 de junho de 2021 às 03:15

    Quer isso tirou p.não entendi .a vdd Doe né. Eu até joguei bola com ele na quadra de José Pinheiro enfrente a casa dele.kkkķkklk conheci bastante

     
  4. Jornalismo Poético on 4 de dezembro de 2021 às 22:24

    Curiosamente hoje se sabe a importância do canabidiol no tratamento de pessoas com epilepsia. Ou seja, ele enxergou além do seu tempo nesse sentido de defender a maconha como base para o alívio das convulsões e outros efeitos de algumas doenças.

     
  5. Anônimo on 15 de fevereiro de 2023 às 21:03

    Servimos Exército juntos, muito querido por todos, atleta, defendeu como político temas e bandeiras importantes. Infelizmente entregou-se aos excessos e partiu jovem🌹

    Bráulio José Tavares

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br