Ficha - Anos 40 (frente) |
De forma curiosa, apresentamos aos mais novos (da mesma forma que relembramos os mais experientes), as antigas 'Fichas de Transportes Coletivos'.
O precursor do atual vale-transporte era fabricado no formado de uma moeda e foi utilizado pelas empresas de transportes públicos no passado.
Ficha, Anos 40 (verso) |
A 'ficha de ônibus', como era conhecida, retratada acima pertencia à empresa Autoviária Rainha da Borborema, de Campina Grande, a atual Empresa de Transportes Borborema, existente até hoje e pertence ao acervo do colecionador Eduardo Cunha, do Rio de Janeiro, que se dedica à colecionar fichas de ônibus de todo o Brasil, como pode ser atestado em matéria postada no Portal Ônibus Paraibano.
Atual Vale-Transporte - Sitrans CG |
Philippe Figueiredo, que nos encaminhou esta matéria, ressalta para que quem quiser entrar em contato com o colecionador Eduardo Cunha, sobre este assunto pode se utilizar do e-mail ecunha2@bol.com.br.
Apresentação de Frota da Empresa Borborema (hj Pç da Bandeira), Década de 50 - Foto: Acervo Emp. Borborema |
Sites/Fontes:
http://www.onibusparaibanos.com
http://www.rdvetc.com
http://www.campinavalemais.clicpersonal.com.br
Que post espetacular. Parabéns a vocs do blog pelas descobertas.
É massa demais. é a praça da bandeira né?
Parabéns pelo resgate! muito interessante!!!
vcs do blog nao param de surpreender imagem antiga de campina + onibus = minhas duas paixoes pena q nao tenho tempo de ser "busologo"
Mais uma vez, parabens pela magnífica postagem. É mais um resgate da nossa história que nos faz lembrar um passado que não volta mais.
Agora, me permitam uma observação: Esta frota de ônubus foi adquirida através da emprêsa Alvino Pimentel Comércio e Representações S. A., concessionária da Mercedes-Benz do Brasil para todo o Estado da Paraiba e que foi estabelecida no ano de 1956. Por outro lado, o edifício central do então Departamento de Correios e Telégrafos - DCT, que aparece na extrema direita da foto, foi inaugurado em 1950. Portanto, a foto é da década de 50 e não de 40 como consta.
Exato. O Colégio das Damas foi reformado nos anos 50 quando o lado esquerdo do prédio(onde está o auditório) foi erguido. Logo, a foto é sim dos anos 1950.
uma CORREÇÃO - a Ficha apresentada àcima, servia para contar os Pagantes; haja vista, à época NÃO existia o instrumento contador, que hoje usual, a catraca, na porta de entrada.