Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


A reportagem da Revista "O Cruzeiro", de 18 de fevereiro de 1950, nos traz mais uma grande raridade para o acervo Blog RHCG; a matéria reportou as festividades de inauguração da lendária Rádio Borborema, pertencente aos Diários Associados, ocorrida em 08 de Dezembro de 1949, estabelecendo-se como a segunda emissora da cidade, que já contava com a Rádio Cariri.

No ano de 2008, mais precisamente em 18 de maio de 2008, os 'Associados' iniciaram suas transmissões em rede, formando a Rede Brasil Clube de Rádio, com isso em 20 de agosto de 2008, a Rádio Borborema passou a integrar esta rede, o que marcou também, a troca do seu nome e da sua identidade histórica, passando a se chamar Rádio Clube AM.

Em 19 de janeiro de 2015, porém, a emissora teve 57,5% das suas ações vendidas pelos Diários Associados ao Sistema Opinião de Comunicação, pertencente à Cândido Pinheiro, fundador do Grupo Hapvida, de Fortaleza-CE. Restabelecendo a história, em 16 de março de 2016, a emissora voltou a se chamar Rádio Borborema!

As lembranças da sua inauguração, registradas nas páginas da revista nacional "O Cruzeiro", pode ser lido abaixo, clicando-se nas imagens:





Fontes:
Revista O Cruzeiro (Acervo)
Wikipedia
Diários Associados http://www.diariosassociados.com.br/

5 comentários

  1. Anônimo on 19 de abril de 2016 12:49

    Belíssimo material! Campina Grande como sempre bem á frente de algumas cidades. Teria sido essa nossa primeira rádio? Alguns fatos chama atenção em tudo apresentado, a exemplo dos músicos; O romeno Georges Boulanger, bastante conhecido por músicas de sua autoria, famoso em toda Europa e América Latina naquela época! A cantora Jacqueline Rolland, acredito que seja Francesa era considerada uma musa fazia participações em rádios e TVs, ainda hoje é possível encontrar material desses artistas na internet, no YOUTUBE precisamente! AsIRMÃS VOCALISTAs no qual são relatadas deveriam ser artistas regionais, nada encontrei sobre elas! Outro detalhe desse Acervo é a propaganda da Jonhson & Jonhson, épica, Tudo desenhado nada de fotografias,modernidade pra sua época! Outro curioso detalhe, são os LUSTRES que aparecem tanto no GRAND HOTEL, e na antiga SEDE DO CAMPINENSE CLUB, bem diferentes e lindos! Alguns desses podem ser vistos nos dias atuais em um pequeno restaurante que fica num dos sobrados no início da Maciel Pinheiro! E pensar que lá se vão 66 anos de tudo isso, é muito chão! Abraços á todos os seguidores e aos idealizadores desse Magnífico BLOG que amo por demais! Meu nome é DIEGO S. CANTILINO.

     
  2. Anônimo on 19 de abril de 2016 13:00

    A primeira rádio de Campina Grande foi a Cariri

     
  3. Irapuan Soares on 19 de abril de 2016 13:02

    Estava com 4 anos, e participei da inauguração cantando Musa Inspiradora, em 8 de dezembro de 1949.

     
  4. Anônimo on 19 de abril de 2016 18:41

    Quem saúda Assis Chateaubriand no Aeroclube, de terno escuro, é o Médico campinense Dr João Tavares.

    Braulio José Tavares

     
  5. Unknown on 19 de abril de 2016 19:22

    Graças a seu comentário Diego,descobri George Boulanger,além de intérprete,compositor de conhecidíssimas peças para Violino Cigano!
    Campina sempre além de seu tempo.

    Braulio José Tavares

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br