Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


A reportagem da Revista "O Cruzeiro", de 18 de fevereiro de 1950, nos traz mais uma grande raridade para o acervo Blog RHCG; a matéria reportou as festividades de inauguração da lendária Rádio Borborema, pertencente aos Diários Associados, ocorrida em 08 de Dezembro de 1949, estabelecendo-se como a segunda emissora da cidade, que já contava com a Rádio Cariri.

No ano de 2008, mais precisamente em 18 de maio de 2008, os 'Associados' iniciaram suas transmissões em rede, formando a Rede Brasil Clube de Rádio, com isso em 20 de agosto de 2008, a Rádio Borborema passou a integrar esta rede, o que marcou também, a troca do seu nome e da sua identidade histórica, passando a se chamar Rádio Clube AM.

Em 19 de janeiro de 2015, porém, a emissora teve 57,5% das suas ações vendidas pelos Diários Associados ao Sistema Opinião de Comunicação, pertencente à Cândido Pinheiro, fundador do Grupo Hapvida, de Fortaleza-CE. Restabelecendo a história, em 16 de março de 2016, a emissora voltou a se chamar Rádio Borborema!

As lembranças da sua inauguração, registradas nas páginas da revista nacional "O Cruzeiro", pode ser lido abaixo, clicando-se nas imagens:





Fontes:
Revista O Cruzeiro (Acervo)
Wikipedia
Diários Associados http://www.diariosassociados.com.br/

6 comentários

  1. Anônimo on 19 de abril de 2016 às 12:49

    Belíssimo material! Campina Grande como sempre bem á frente de algumas cidades. Teria sido essa nossa primeira rádio? Alguns fatos chama atenção em tudo apresentado, a exemplo dos músicos; O romeno Georges Boulanger, bastante conhecido por músicas de sua autoria, famoso em toda Europa e América Latina naquela época! A cantora Jacqueline Rolland, acredito que seja Francesa era considerada uma musa fazia participações em rádios e TVs, ainda hoje é possível encontrar material desses artistas na internet, no YOUTUBE precisamente! AsIRMÃS VOCALISTAs no qual são relatadas deveriam ser artistas regionais, nada encontrei sobre elas! Outro detalhe desse Acervo é a propaganda da Jonhson & Jonhson, épica, Tudo desenhado nada de fotografias,modernidade pra sua época! Outro curioso detalhe, são os LUSTRES que aparecem tanto no GRAND HOTEL, e na antiga SEDE DO CAMPINENSE CLUB, bem diferentes e lindos! Alguns desses podem ser vistos nos dias atuais em um pequeno restaurante que fica num dos sobrados no início da Maciel Pinheiro! E pensar que lá se vão 66 anos de tudo isso, é muito chão! Abraços á todos os seguidores e aos idealizadores desse Magnífico BLOG que amo por demais! Meu nome é DIEGO S. CANTILINO.

     
  2. Anônimo on 19 de abril de 2016 às 13:00

    A primeira rádio de Campina Grande foi a Cariri

     
  3. Irapuan Soares on 19 de abril de 2016 às 13:02

    Estava com 4 anos, e participei da inauguração cantando Musa Inspiradora, em 8 de dezembro de 1949.

     
  4. Anônimo on 19 de abril de 2016 às 18:41

    Quem saúda Assis Chateaubriand no Aeroclube, de terno escuro, é o Médico campinense Dr João Tavares.

    Braulio José Tavares

     
  5. Unknown on 19 de abril de 2016 às 19:22

    Graças a seu comentário Diego,descobri George Boulanger,além de intérprete,compositor de conhecidíssimas peças para Violino Cigano!
    Campina sempre além de seu tempo.

    Braulio José Tavares

     
  6. Unknown on 24 de julho de 2019 às 21:04

    Muito maravilhoso ver estas obras primas fico muito feliz saber destas grandeças maravilha

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br