Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Nesta espetacular fotografia, está registrada toda área do Parque da Criança, atualmente, quando era ocupado pelo Curtume São José, de propriedade da Família Motta, quando funcionou de 21 de Agosto de 1924 a 31 de Dezembro de 1983, conforme consta na placa mantida pela PMCG quando instalou a área de lazer em seu local, porém, mantendo o portal de entrada original, além da chaminé do antigo curtume.

Detalhe da foto: à direita, Rua Paulo de Frontin ( Açude Velho);


Esta imagem é o painel de cerâmica representando a figura de "São José, Carpinteiro", que foi mantido no local após a revitalização e implantação do Parque da Criança, como sua entrada principal, promovendo o reconhecimento da importância que um dia aquele local gerou para o nosso Município.

"Neste local, de 21/08/1924 a 31/12/1983, funcionou a Fábrica do Curtume São José. 
A preservação deste portal representa portanto, o reconhecimento público à saga de uma família operosa que traduziu na força do trabalho a gratidão à terra devotada. 
Onde agora é Parque, propiciando lazer aos cidadãos, lembrem-se que ontem existiu a Fábrica, celeiro das mais próximas realizações do povo campinense"


Fonte e Fotos: Livro "Memorial FIEP"

2 comentários

  1. Jobedis Magno de Brito Neves on 13 de junho de 2010 05:45

    La vem novamente o site com seus arquivos implacáveis. Muito boa essa lembrança de muitos campinenses de antigamente. O Famoso "Curtume dos Mottas" foi depois transformado no Parque da Criança pelo então prefeito Cassio Cunha Lima. Então para quem não sabia, o curtume fabricava couros de excelente qualidade

     
  2. Larrildo Motta on 2 de setembro de 2010 18:16

    PARABÉNS PELA EXCELENTE LEMBRANÇA !! NOS FAZ RECORDAR DE TEMPOS EXCELENTES !

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br