Apresentamos, abaixo, uma das grandes raridades da filmografia campinense; trata-se do documentário "A Feira de Campina Grande", produzido por Elyseu Visconti Cavalleiro.
O filme, original em 35mm, possui 9 minutos de imagens retratando o cotidiano de um dos grandes patrimônios culturais de Campina Grande e foi lançado em 23/02/1981, no Rio de Janeiro, pelo diretor/produtor.
Segundo a sinopse da obra, o documentário versa "... sobre a tradicional Feira de Campina Grande, na Paraíba, e que com o passar dos anos transformou-se na principal fonte de abastecimento de outras feiras da região, tornando-se a 'feira das feiras'. Para ela convergem produtos típicos do Sertão, do Agreste e do Cariri. Sua importância comercial, econômica, histórica, política e o folclore sempre presente, indica o papel de grande depositário de valores culturais dessa Feira para a comunidade."
Direitos Autorais Preservados: (c) Elyseu Visconti Cavalleiro Produções Cinematográficas
Uma raridade que emociona, pode-se afirmar sobre esta obra. Moro no Rio de Janeiro há 20 anos, e todos os domingos na manhã acesso o blog. Para ver as publicações (atuais e recentes) sobre a rainha da Borborema.
Seria possível, fazer um vídeo sobre a feira de gado? Tenho grandes recordações deste evento. Era meu ponto de sustento e encontro semanal, enquanto morava em campina Grande.
José Carlos.
Olha aí a nossa feira com o seu tradicional estilo de feira da época da Idade Média.
Olá. Agora que o acervo do Diário da Borborema está disponível para consulta, vc poderia obter um excelente material para divulgar no blog.