Vista Panorâmica da BESA em 1972 |
Constituída em 14 de Dezembro de 1966, tendo contribuído com a impulsão da economia fabril do Município de Campina Grande até o ano de 1985, quando fora vendida e incorporada ao Grupo SPALP – São Paulo Alpargatas, a BESA – Borracha Esponjosa S.A. Indústria e Comércio fabricava as tradicionais sandálias estilo japonesas da marca “Dupé”, as placas de borracha microporosas “Dupelite”, além de saltos e solados de borracha compactos e vulcanizados.
A indústria obteve, junto à SUDENE, tanto o investimento para as atividades iniciais em 1967, como também obteve, em 1971, os recursos necessários ao processo de alavancagem financeira que permitiu a diversidade e a ampliação da sua linha produtiva.
Para tanto, a indústria publicava o seu Balanço Contábil referente ao Exercício 1971, do qual elencava a posição ‘presente’ da sua saúde financeira, ao passo que prognosticava as Receitas a serem auferidas com o pleno êxito dos investimentos provindos da SUDENE, acreditando no sucesso das vendas futuras dos produtos considerados de uso generalizado e popular.
Certos de que a empresa atingira todos os objetivos planejados para o Exercício ora findo, a diretoria composta dos senhores Clóvis Augusto Gomes (Presidente), José Otto Muniz Falcão (Vice-Presidente), Carlos Muniz Falcão (Superintendente) e José Eduardo Cabral de Melo (Diretor-Gerente) apresentava o Balanço Geral para análise do Conselho Fiscal, composto dos senhores Abílio Aleixo da Silva, Ademário Tavares de Almeida e Antonio Duarte Sobrinho, os quais emitiram parecer favorável à aprovação dos relatórios assinados pelo Contador Francisco das Chagas Azevedo, em 18 de Fevereiro de 1972, encaminhando-os aos acionistas para Assembleia Geral Ordinária.
Clique nas imagens abaixo para ampliar!
Agradecimento especial, pela cessão do encarte postado, ao ex-vereador José Alves de Sousa (J. Alves), tendo o mesmo feito parte do quadro de funcionários da referida indústria no final da Década de 70.
Parabenizo pela bela reportagem sobre a Besa, esta empresa que tanto nos orgulhou nas décadas 60/70. É um verdadeiro resgate histórico feito pela equipe do RHCG e o que mais nos impressiona são as imagens.
Além de constar a história desta indústria, foram postadas cartões digitais que agora ficarão preservados para outras gerações de campinenses.
Eu lembro do slogan das sandálias Dupé, criado pelo genial Nilo Tavares: "sandálias Dupé, só não calça quem não tem pé".
Era um tempo em que Campina era verdadeiramente Grande.
Falar da fabrica DUPÉ, não poderíamos esquecer daquela imponente propaganda em neon, que por muito tempo ficou afixada na cobertura do edifício Lucas, e que era visto de muito longe, quando da chegada a Campina Grande pela BR 230, ou até mesmo da pedra de Santo Antônio em Fagundes. Como sempre, Campina Grande mostrou sua pujança como a "Capital do Trabalho". Tempos bons que não voltam jamais!
Quero ver Postar os Jingles das Sandálias Dupé na vos de Elino Julião ZÉ LIMA Niterói RJ.
Quero ver postar os Jingles das Sandálias Dupé na voz de Elino Julião