Fruto de saudosismo por uns e por outros, não; a Micarande foi uma festa copiada ao estilo do carnaval da Bahia, com nome derivado da Micareta, festa similar realizada em Feira de Santana, cronologicamente fora do tríduo momesco.
Um dos pontos fortes da Micarante sempre foi o resgate aos antigos carnavais promovido pelo Bloco da Saudade, que teve como um dos criadores e entusiastas o radialista Hilton Motta.
Em 07 de Abril de 1991, quando a Micarande estava em sua 3ª Edição, Hilton Motta entrevistou o Maestro Capiba, que fora a atração principal do Bloco da Saudade, que tinha como característica a aglomeração e o desfile pelas ruas centrais da cidade, com concentração no Beco do 31. Capiba, radicado em Recife-PE, teve sua infância vivida aqui, em Campina Grande.
Ouçamos, portanto, o áudio abaixo, enviado por Lenildo Ferreira, Diretor de Jornalismo da Rádio Campina Grande FM.
HIlton Motta |
Eu também entrevistei Capiba para a tv Paraíba e a revista "Impressão" que circulou por aqui no inicio dos anos 1990.
Na entrevista ele me disse que o primeiro frevo que ele compos, foi aqui em Campina Gradne em 1923.
A música chamava-se "Vela Branca no Frevo" uma brincadeira que ele fez com um colega que era branco e alto.
Nesta mesma entrevista o genial Capiba fez uma previsão do fim da Micarande(e olha que nós estavamos na terceira edição da festa)ele disse que era uma festa muito animada mas o carnaval verdadeiro era em fevereiro: "essa Micarande vai durar uns dez, vinte anos...mas vai acabar" disse o maestro. Vejam que ele foi bem otimista com a previsão do fim do carnaval fora de época.