A imagem acima trata-se de um antigo projeto idealizado para se implantar no local onde funciona o Terminal Cristiano Lauritzen de Passageiros (Rodoviária Velha) um edifício garagem, em vias de atender à escassez de locais para estacionamento no Centro da cidade. O projeto, apresentado no ano de 1999, é do arquiteto carioca Cydno Silveira, o mesmo que formatou o edifício sede da FIEP, às margens do Açude Velho.
Agradecemos a colaboração do estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo do CESED-FACISA, Marcus Nogueira, pelo envio das imagens.
Abaixo, cliquem no aplicativo para folhear a descrição da abrangência do projeto denominado Infoshopping, através das suas plantas baixas:
Eu me lembro que nos anos 90 o prefeito Cássio levantou essa bandeira mas, os comerciantes do local não gostaram pois os mesmos seriam deslocados para onde? era essa a dúvida deles.
Podia deslocar os onibus dali para a rodoviária nova, e incluir no projeto desse edifício um mini-shopping.
Aproveitando o projeto, ideal seria ampliar a área de embarque-desembarque e desviar todo o fluxo de ônibus urbanos pra esse local, resolveria parte do tráfego congestionado da Av. Floriano Peixoto. mas, pra isso, é preciso muuuuuuuuita engenharia de tráfego.
Vou enviar mais algumas imagens para o Emmanuel do projeto.
E no projeto existia sim algumas lojas justamente para relocar o pessoal que tem comercio lá.
Isso só será viável se a iniciativa privada se apossar do lugar. É tanta a burocracia que o Estado não tem a menor condição de estruturar algo do tipo.
Já perceberam a velocidade das obras do Shopping Iguatemi?
Desculpem se contrario, mas, porém,entretanto, prefiro a rodoviária velha como está. É um dos últimos traços arquitetônicos-sócio-culturais da cidade. É um retrato da "Campina real" não a idealizada pela intelectualidade universitária.Aquele movimento das pessoas, aqueles boxes, os vendedores de óculos,picolé,cd pirata, os barbeiros e cabeleireiros,as lanchonetes e restaurantes,os vendedores de Tv e eletrodomésticos usados....enfim, é um cenário rico que diz muito sobre nós mesmos.Pena que o a voz do locutor que anunciava a chegada e partida dos ônibus não se escute mais.
Quanto ao projeto do edifício garagem, é arrojado, muito bonito e pode ser construído noutro ponto da cidade.