Av. Manoel Tavares - 1986 |
A Avenida Manoel Tavares foi urbanizada em meados dos anos 80, durante a administração do então prefeito Ronaldo Cunha Lima, transformando-a em uma das principais vias de acesso ao Bairro do Alto Branco e favorecendo a expansão dos novos bairros, como o Bairro das Nações e de outros mais antigos, como o Jardim Tavares, além de promover uma nova rota em direção à saída para o Brejo, diminuindo o fluxo da Rua. Dr. Vasconcelos, a "Ladeira da Morte".
Av. Manoel Tavares - Aspecto Atual (2011) |
Manoel Tavares de Melo Cavalcante, a quem a rua recebeu seu nome, era filho de João Tavares de Melo Cavalcanti e Emilia Benigna Alves Viana. Neto paterno de Francisco Bernardo Cavalcanti de Melo e Joaquina Francisca Cavalcanti. Neto materno de João Alves Viana e Rita de Almeida Viana.
Nasceu no ano de 1867 no Distrito do Marinho, de Campina Grande. Foi aluno do Professor Clementino Procópio e foi pai do advogado José Tavares Cavalcante que, mais tarde, exerceria o cargo de Deputado Estadual. Exerceu ofício de tabelionato por mais de 50 anos em Campina Grande e na cidade de Ingá, Faleceu em 1955.
Nasceu no ano de 1867 no Distrito do Marinho, de Campina Grande. Foi aluno do Professor Clementino Procópio e foi pai do advogado José Tavares Cavalcante que, mais tarde, exerceria o cargo de Deputado Estadual. Exerceu ofício de tabelionato por mais de 50 anos em Campina Grande e na cidade de Ingá, Faleceu em 1955.
Fonte Consultada:
"Memorial Urbano de Campina Grande"
A Av. Manoel Tavares foi inaugurada no dia 31 de janeiro de 1986. Havia uma placa comemorativa do ato no início da avenida. Como acontece em Campina Grande, sumiu depois de algum tempo...
Me lembro da inauguração, especialmente, do discurso do então Prefeito Ronaldo Cunha Lima. Era a primeira vez que presenciava um discurso em verso, impossível não se encantar pelo poeta!
A placa retirada,deveria voltar para assim ficar na lêmbrança de todos o acontecimento daquele fato.Que venham outras.História não deve cair no esquecimento.
Manoel Tavares era filho de João Tavares de Melo Cavalcanti e Emilia Benigna Alves Viana. Neto paterno de Francisco Bernardo Cavalcanti de Melo e Joaquina Francisca Cavalcanti. Neto materno de João Alves Viana e Rita de Almeida Viana. Foi tambem mestre escola em Campina Grande. Faleceu em 1955.
Olá! gostaria de saber mais sobre Manoel Tavares, estou fazendo um projeto de resgate histórico do distrito do Marinho e gostaria de algumas informações sobre o mesmo. Acho que esta pessoa que comentou sobre o parentesco de Manoel Tavares poderia me ajudar, se ele ler isso entre em contato comigo. profricard0@hotmail.com, ficarei muito grato.
Se Ricardo Pereira ainda tiver interesse na história de Manuel Tavares e família,publique um endereço válido de E-mail.
Braulio José Tavares
Resido a mais de 10 anos e nada sei sobre a história dos Tavares, resido na rua Manoel Tavares e fiquei sem respostas para dar ao meu filho que me perguntou qual a origem do bairro que moramos! Seria muito bom poder respondê-lo e poder passar a história para aos que quiserem ter conhecimento.
Braulio José Tavares, meu e-mail está abaixo, agradeço desde já!
vivikcosta@hotmail.com
Vivian Kelly
Este comentário foi removido pelo autor.
Este Manoel Tavares é diferente do Manuel Tavares da Cidade de Alagoa Nova? Pois o nome do pai também é João Tavares de Melo Cavalcanti
O Manuel Tavares daqui era irmão de Dr João Tavares de Alagoa Nova, Tio portanto do Manuel Tavares de A Nova, conhecido como Tavares Cavalcanti.Foi Professor do Lyceu, dos maiores intelectuais de sua época, Sócio Fundador, junto com seu pai, do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Deputado Federal por varias Legislaturas, suas posições sobre Instrução Publica inspiram Teses Acadêmicas ainda hoje. Foi o destinatário do Telegrama do Nego, como Leader de Bancada, foi eleito Senador e depurado pelo Governo Central. Escreveu Epítomes para a História da Paraíba.
Morei por 15 anos ao lado da Manoel Tavares, boas memorias. Aprendi a andar de bicicleta na terra batida que era la, com o meu saudoso pai correndo atras de mim.