Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A Micarande, evento criado pelo publicitário Luca Sales e o prefeito Cássio Cunha Lima, foi uma tentativa de reconquistar a paixão do povo campinense pelo carnaval, tão importante no passado da "Rainha da Borborema".

Como é de conhecimento de todos, o evento em seus primeiros anos caiu no gosto popular e em certo momento, rivalizou em importância com o “Maior São João do Mundo”, calendário maior de nosso turismo estadual.

Em 1993, ainda na época das “mortalhas”, seria realizada a 1ª Micarande pós Cássio Cunha Lima, agora com o comando do prefeito Félix Araújo. A festa foi bem organizada e mais uma vez atraiu turistas de toda região nordeste, não existindo ainda, as grandes concorrências das várias micaretas que seriam criadas nos anos seguintes.

Existia até concurso de Miss na Micarande (Fonte: Jornal da Paraíba)

Com atrações do porte de Chiclete com Banana (Spazzio), Asa de Águia (Batata), Galo de Campina (Banda Beijo), Cheiro de Amor (Leve-Me) e outros, o evento contaminava no bom sentido toda cidade, que vestia a camisa da festa, entendendo sua importância econômica.

Propaganda do Bloco Batata para a Micarande 1993

Nas imagens de Emerson Saraiva, abaixo podemos assistir a um pequeno documentário sobre a edição de 1993, imagens que com certeza emocionarão a muitos campinenses que participaram da festa:


Apesar das críticas a Micarande, a festa entrou para a história cultural de nossa cidade, sendo encerrada em 2008, sem o mesmo poderio econômico de outrora, pelo então prefeito Veneziano Vital do Rego.



Cássio Cunha Lima,
quando candidato a
Deputado Federal
Entre a eleição de Ronaldo Cunha Lima em 1982 e a expectativa do término de seu mandato, muito se especulou em Campina Grande de quem poderia ser seu candidato, já que naquela época o instituto da reeleição não fazia parte da lei eleitoral brasileira. Depois de vários debates, o escolhido do PMDB seria nada mais, nada menos do que seu filho Cássio Cunha Lima (através de uma brecha na legislação vigente), que disputaria com os ex-prefeitos Enivaldo Ribeiro e Williams Arruda; com o visionário Edvaldo do Ó e com o advogado Jairo Oliveira, quem comandaria os destinos de Campina Grande nos anos que se seguiriam.

Como sabemos, a vitória coube a Cássio Cunha Lima e através dos recortes dos jornais da época (Diário da Borborema e Jornal da Paraíba), alguns do arquivo do blog “RHCG” e outros que nos foram cedidos por José Ezequiel, criador do blog Tataguaçu (http://tataguassu.blogspot.com/), relembraremos principalmente a caminhada do hoje senador Cássio, na primeira de suas três vitórias em eleições majoritárias como prefeito de Campina Grande. Portanto, retornemos a 1988:

01. Reportagem sobre a escolha de Cássio e Tico Lira, candidato a prefeito e vice-prefeito pelo PMDB, evento ocorrido no antigo “Clube das Acácias” (Cliquem para ampliar):


02. Em 1988, ainda eram permitidos os chamados “showmícios”, que atraiam verdadeiras multidões. Os jornais da época registraram estes eventos (Cliquem para ampliar):



03. No dia seguinte as eleições (realizadas em apenas 1 turno), os jornais de Campina publicaram notícias sobre as votações. Lembrem-se que naquela época, os resultados oficiais demoravam a sair, já que o voto ainda eram nas antigas cédulas de votação (Cliquem para ampliar):


04. Cássio Cunha Lima e Tico Lira foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito de Campina Grande:

Francisco Lira e Cássio Cunha Lima

05. A posse do prefeito Cássio Cunha Lima também foi o foco das publicações existentes em Campina Grande:





06. A imagem a seguir, retrata o prefeito Cássio Cunha Lima empossando seus secretários:


Abaixo podemos visualizar um video postado no instagram de Cassio Cunha Lima, mostrando cenas de sua diplomação:


Fontes Utilizadas:


-Diário da Borborema (Acervo)
-Jornal da Paraíba (Acervo)
-Instagram de Cassio Cunha Lima (VIDEO)
Registro de uma cobertura ao vivo da TV Borborema do evento "Micarande" no ano de 1998. O vídeo mostra os bastidores da abertura da festa naquele ano. Destaque para a entrevista do ex-vice-prefeito de Campina Grande, Lindaci Medeiros:


"É com satisfação e orgulho, que revejo o trabalho magnífico executado pelos profissionais de jornalismo e técnico da TV Borborema. Naquela época era trabalhoso fazer transmissão ao vivo de qualquer evento, dificuldade que era superada pela competência e garra daquela equipe extraordinária, que fazem parte da história da televisão em Campina Grande", disse o Ex-diretor da TV Borborema, Wilson Rubiatti.

Ficha Técnica:

Jornalistas: Valéria Assunção, Misael Nóbrega, Michele Meira e Neide Nascimento
Imagens: Charles Dias, Hoberdan Dias e Sandro Sousa
 
BlogBlogs.Com.Br