Quanta informação não se esconde por trás das imensas fachadas em vinil das lojas de Campina Grande...
Curiosamente, enquanto uma dessas casas comerciais promovia uma reforma em sua frente, aproveitando-se do último final de semana com feriado prolongado, podemos perceber um antigo letreiro que remetia ao "Banco Industrial", no imóvel nº 08, da Rua Pres. João Pessoa.
A instituição fundada em Campina Grande em 13 de maio de 1942, tinha como Diretoria e Conselho Fiscal constituídos por: Diretoria: Diretor-presidente; João Rique Ferreira; diretor gerente, Otávio Teodoro de Amorim; diretor, Protásio Ferreira da Silva. Conselho Fiscal — Efetivos: Vergniaud Wanderley, Plínio Lemos e Luis Soares de Araújo; Suplentes: Antonio Bezerra Cabral, Isaías de Souza do Ó e Pedro Sabino de Farias (conforme Diário Oficial da União, em 16/01/1943).
Localização atual do imóvel |
Essa foi a sede do banco, até a sua transferencia para o Edf. Rique,onde funcionou até ser incorporado pelo Banco Mercantil.
No decorrer dos anos 1950 eu trabalhava numa concessionária de veículos (Mercedes-Benz) localizada próxima da agência do Banco Industrial no início da Rua João Pessoa. Diàriamente eu era mandado ao banco com a finalidade de pagar títulos, sacar cheques ou efetuar depósitos. Como na época não existia o sistema eletrônico, o Moreira era o caixa executivo que sempre me atendia.