Existe uma máxima do nosso folclore local sobre a possibilidade de se encontrar de tudo no Bairro de José Pinheiro, onde o exagero da ironia diz que “lá se fabrica até avião”.
Pois bem, Campina Grande em sua rota geográfica de acesso ao Sertão do Estado, teve sua ‘participação’ na Revolta de Princesa (1929) como local onde fora fabricado um carro-tanque para atuar no avanço das tropas do Governo do Estado no ataque à cidade de Princesa Isabel, no confronto particular entre o ex-presidente João Pessoa e o líder político local Cel. José Pereira.
O tanque seria uma espécie de ‘Caveirão’ utilizado pelo BOPE da PM do Rio de Janeiro, o qual proporcionaria a entrada da esquadra estadual com segurança por entre as forças do Cel. Zé Pereira, equipadas com forte e moderno equipamento militar!
A foto acima registra o dia em que a encomenda fora entregue, enviado imediatamente à zona de combate. Porém, no caminho, o veículo enguiçou e nenhum esforço o fez seguir seu destino e o mesmo retornou rebocado para Campina Grande, tendo sua eficiência desacreditada e, portanto, nunca utilizado para os fins desejados.
Fonte Consultada:
Anuário Campina Grande, 1982
Anuário Campina Grande, 1982
Que bela presepada beligerante dos campinenses de outrora.
E o caminhão é um GMC.
Caros amigos !! vcs tem outras fofos desse blindado ???
Isso é uma maravilha para o Brazil. na época.
E Principalmente para o estado.
Desde já obrigado pela atenção.
Sou escritor do livro " 1932 São Paulo a Maquina de Guerra " , é um livro que fala das armas fabricadas em São Paulo na Revolução constitucionalista, com muitas fotos. dos blindados, E a Minha surpresa foi ver esse caminhão fabricado blindado de Campina Grande.
Tenho um amigo que ficou muito interessado em saber que modelo da GMC seria esse caminhão. Alguém saberia informar? (fernandohernandez.s@hotmail.com) Grato!
Caros amigos voces teriam outras fotos desse blindado fabricado ai em Campina Grande ?? ou alguem que eu poderia me informar se h';a outras fotos desse caminháo ??
Obrigado.
Marinhjo Monteiro. ( e-mail- prmarinho47@gmail.com ) , se possivel me infor mar .. Grato!!
Desde Sáo Poaulo Capital.Eu sou autor do livro 1932 a maquina de Gurra ...
Segundo já li, o caminhão era tão pesado que não subia rampas a partir de determinado ângulo. Por outro lado, só conheço mesmo esta foto.
O "engenheiro" dessa engenhoca bélica foi o grande Duca Paulino.
Pesando algumas toneladas, a blindagem impediu o velho GMC de subir a ladeira do serrotão (Bodocongó). Fumaçando tal e qual uma locomotiva do velho oeste americano, o "tanque de guerra" foi rebocado de volta para Campina e nunca mais se ouviu falar dele.
Nestes dois livros de Josué Sylvestre: “Da Revolução de 30 a Queda do Estado Novo” e “Lutas de Vida e Morte”, existe outras fotos e descrição detalhada do "tanque de guerra" made in CG.
Ambos, salvo engano, foram reeditados neste ano de 2014 pela Editora da UEPB
Chamou-me a atenção a inscrição FISK, nos pneus.
Qual o significado dessa inscrição, é merchandize?
Grato!
Fisk é a marca do pneu, fabricado pela Fisk Rubber Company, empresa americana fundada em 1924 e que exportava pneus para o Brasil ("terra da borracha") nos anos 1930.
Nunca tinha ouvido nem falar dessa historia tão engraçada! rsrsrs
Obrigado a quem respondeu sobre o FISK escrito nos pneus.
Esclarecido, absolutamente.
Abraço!