Há exatos 30 anos ‘’Os Incríveis Volantes Voadores’’ do piloto Carlos Cunha se apresentavam pela 1° vez em Campina Grande.
Jornal da época relatava o evento em Campina Grande |
Atraindo uma grande multidão as margens do Parque do Açude Novo, teve inicio em 01/04/1986 uma das melhores apresentações de acrobacias de automóveis do Brasil, com o sugestivo nome de ‘’Show Fantástico Chevrolet’’, a convite da concessionária Dão Silveira Comércio S/A.
A equipe de Carlos Cunha, recordista mundial de percurso e velocidade sobre duas rodas, mostrou ao público campinense em mais de 1 hora de show, toda sua coragem e sangue frio ao fazer manobras de pura adrenalina, a exemplo de derrapagens controladas, o para-choque humano, pilotando o carro em apenas duas rodas em passeios com público, o vôo da morte, quando o piloto saltava com um veículo Monza a mais de 12 metros de uma rampa a outra atravessando um enorme arco de fogo a mais de 80 km e recebendo claro, muitos aplausos do público presente. Lembrando que essa não tinha sido a primeira vez que esse tipo de apresentação tinha acontecido em nossa cidade, pois em meados das décadas de 1960/70 outras equipe também atraíram uma grande multidão na "Rainha da Borborema" para ver as apresentações de outros pilotos (também) acrobatas, como por exemplo Oswaldo Steves com seu ‘’Maxi Show’’(em 1974) que utilizava veículos da marca Chrysler fazendo números c/seus populares Dodge Polara 1800;e mais a equipe Jota Cardoso que utilizava carros da marca Fiat e por último o pioneiro nesse tipo de apresentações automobilísticas o (saudoso) piloto Euclides Pinheiro que começou fazendo manobras na ‘’Simca Show’’ indo depois trabalhar para GM no ‘’Chevrolet Super Show’’ equipe no qual Carlos Cunha começou sua carreira acrobática.
Matérias de jornais sobre o evento de 1986 |
A equipe se apresentou por três ocasiões em nossa cidade, nos anos de 1986, 1991 e por último no ano de 1993. No ano de 1991, a apresentação se deu em rua próxima ao Parque do Povo. O evento de 1993 se deu na rua Severino Cruz, em frente ao antigo 2002 (Onde hoje se encontra o Museu dos Três Pandeiros).
Nesse universo de pura fascinação pelas apresentações da equipe Carlos Cunha, um dos maiores admiradores do esporte teve o privilégio de o conhecer pessoalmente, era o comerciário campinense Allan Davis Velez Ribeiro, na época adolescente.
Carlos Cunha posa ao lado de seu admirador o campinense e autor desta matéria Allan Davis em 1993 |
Allan Davis não só obteve vários autógrafos do mesmo, como também foi de carona junto a três pessoas no número de passeio c/publico no carro em apenas duas rodas, passeio esse registrado nesse mesmo dia de apresentação de Cunha as margens do Açude Velho.
Todos os arquivos constantes neste especial são do acervo pessoal de Allan, que gentilmente cedeu o material para a postagem no Retalhos. Estes eventos, quando ocorreram, foram notícias na cidade durante anos e nos remetem a um passado que nos deixa saudade.
Autógrafos de Carlos Cunha a Allan Davis |
Retalhos Históricos de Campina Grande...
Muito bom o material. Nos anos 1960, precisamente em 1964 (ano do Centenário) a equipe do "Simca Show" esteve em Campina fazendo exatamente tudo isso relatado nesse post. A apresentação também foi no açude Velho só que do lado do Instituto São Vicente de Paulo. O Simca Chambord era um carro francês (projetado nos Estados Unidos) que fez muito sucesso no Brasil.No Youtube tem um vídeo sobre o Simca Show ( o mesmo que esteve aqui) extraído do filme "As Cariocas" de 1966.
Confiram: https://www.youtube.com/watch?v=JrdcTG13xfo
Assisti a todas do Cunha aqui. Em '93 lembro dele desfilando num Kadett GSI branco conversível pela Dr. Severino Cruz na tarde do show.
muito boa a matéria Allan ,texto e fotos...,parabéns!!!
Um excelente texto sobre a história de nossa querida cidade! Você escreve muito bem, Allan Davis! Fiquei muito feliz em saber que era de sua autoria!
Eu estava la. Muito legal mesmo. parabens pela matéria
Eu estava la. Muito legal mesmo. parabens pela matéria
Sensacional!! Parabéns pela matéria
Estava presente.ainda um guri.
Eu morei na Severino cruz 771, onde um fica o estacionamento do bar do cuscuz, e me lembro de uma equipe que fez estas manobras acrobáticas, só que na década de 70, não lembro o ano exato, mas lembro exatamente da exibição, porque se deu praticamente enfrente a casa onde morava
Excelente matéria. Saudade do tempo em que Campina era grande.