Uma das raridades fotográficas postadas neste Blog! A imagem acima retrata a equipe de profissionais da saúde que compunham o SAMDU-Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência de Campina Grande, que funcionou vizinho ao II Batalhão de Polícia Militar, à Rua D.PedroI, em prédio recentemente demolido, onde abrigava a Central de Polícia Civil.
Na foto acima, do acervo pessoal do médico e industrial Humberto Almeida (in memorian), estão reconhecidas o próprio Humberto (o mais alto de terno branco), o enfermeiro Manoel Barbosa, no degrau mais alto, Luiz Alves Filho, ou simplesmente Seu Luiz enfermeiro, esse com macacão escuro, no canto inferior esquerdo e, ao lado do Dr. Humberto, a jovem de óculos, que exercia as funções de Secretária do SAMDU, é a Deputada Federal Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, à época aluna da Faculdade de Serviço Social de Campina Grande.
Em outra foto, do mesmo acervo, acima, figuram os médicos identificados: Em pé; Agripino Cavalcante o segundo, Humberto Almeida o terceiro, João Ribeiro o quarto. Sentados: Guttenberg Falconi o primeiro, Gilvan Barbosa o terceiro, Djalma Barbosa o quarto e o quinto Newton Figueiredo.
Para dinamizar nossa postagem, agradecemos aos que puderam complementar as identificações e/ou ratificar os já identificados.
Fotos: Acervo Humberto Almeida
Agradecimentos: Maria Ida Steinmüller - IHCG
Esse SAMDU, Equivale ao Hospital de Trauma/ou UPA, nos dia de hoje? Qual a data da foto acima? Era um Sistema público pertencente a qual esfera, e até que ano funcionou? Obrigado desde já! Meu Nome é Diego Cantilino.
Tem coerência que existia assistência domiciliar naquela época, pois minha mãe falava que o enferneiro Manuel Barbosa foi quem atendia meu avô que tinha problemas cardíaco (morava na Prata), ele faleceu em 1957 ou 1958, então nestes anos anteriores tinha este atendimento pelo SAMDU.
O SAMDU equivaleria a UPA, no modelo que temos da Saúde Pública de hoje, com o atendimento domiciliar.
Era conhecido na cidade como o "PU".
Infelizmente ainda não temos a data da foto.
Sobre o PU, lembro que na rua Dr. Severino Cruz havia uma unidade, mais ou menos onde ficava a antiga sede da Polícia Federal.
Sobre o PU, lembro que na rua Dr. Severino Cruz havia uma unidade, mais ou menos onde ficava a antiga sede da Polícia Federal.
Cada época teve sua organização, seus sistemas e suas siglas,devendo o SANDU ter funcionado nas dependências do Pronto Socorro Municipal.
O precioso registro deve ser do início dos anos 60,e o primeiro Médico sentado parece ser o Professor Firmino Brasileiro.
Verdadeiros heróis,pois tudo vinha para CG,sem falar em acidentes aéreos,ferroviários,explosões etc.
Braulio José Tavares
O QUINTO MÉDICO DE PÉ, TRATA-SE DE DR. PAULO GALVÃO, PAI DOS FAMOSOS OFTALMOLOGISTAS DR. PAULO GUSTAVO GALVÃO, EM BELO HORIZONTE MG E DR. ROBERTO GALVÃO, EM RECIFE - PE.
Minha tia foi enfermeira no SAMDU
ENFERMEIRO JOÃO HORVAT(H) de São Caetano do Sul - SP - Acidente de trânsito com a ambulância. Local provável, uma esquina da Av. Paulista. Década 50. Lembra ficar sentado na calçada/sarjeta esperando passar o "Susto." Não se feriu. Hoje, 09/2024 já falecido há mais de 10 (dez) anos. Faz parte do livro de memórias do sobrinho TIBOR SIMCSIK (www.simcsik-tibor.com.br)