Já retratamos aqui, o hino oficial de nossa cidade. Abordaremos agora, os símbolos municipais de Campina Grande.
O primeiro é o "Brasão de Armas do Município". Segundo a Lei nº 54/74 de 26 de agosto de 1974, em seu artigo segundo. o Brasão tem a seguinte construção:
Escudo: de verde, uma asna de ouro acompanhada de três espadas do mesmo, com as pontas voltadas para cima;
Insígnia: coroa mural de prata, com quatro torres do mesmo, que é de cidade sede de município.
Lema: "Solum inter plurima" - Única entre muitas - letras de ouro em listel de verde.
A Bandeira, símbolo oficial do município e que é o símbolo do poder do Prefeito Municipal, mede 1,00 x 1,40 cm, confeccionados em filete, com as mesmas caracteríticas de cores do Brasão. A Bandeira será hasteada publicamente em solenidades oficiais, juntamente com o Pavilhão Nacional e a Bandeira do Estado, obedecidas as disposições de precedência.
O Estandarte terá em orla de campo dois cordões trançados (verde e amarelo) e formam as extremidades quatro borlas com as mesmas cores.
E finalmente, o Sinete oficial do Município, utilizado em documentos, com as mesmas características do brasão e bandeira.
Fonte Utilizada:
Livro do Município de Campina Grande - 1984 - Editora Unigraf
Antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar vocês por este Blog, é o melhor que eu já encontrei em minhas peregrinações no ciberespaço quando se trata da história de nossa amada cidade. Em breve também farei minha contribuição se for do agrado de vocês.
Gostaria apenas de abrir um parêntese em relação as colocações feitas sobre Bandeira da cidade e o significado das espadas que nela se apresentam, estas fazem alusão as três importantes revoltas acontecidas em âmbito regional e que contaram de alguma forma com a participação de campinenses e de Campina Grande. As revoltas de 1817 (Revolução Pernambucana ou Revolta de 1817), de 1824 (Confederação do Equador) e a de 1848 (Revolta Praieira). Mais informações podem ser encontradas em “História de Campina Grande” de Elpídio de Almeida. Seria então uma representação da força e da coragem de nosso “povo”.
Grande abraço de estímulo para continuarem a empreitada com muita competência, sensibilidade e responsabilidade.
Professor, muito obrigado por suas informações. O Blog está a sua disposição para qualquer texto que queira nos enviar. O email está lá em cima, a esquerda. Mais uma vez obrigado.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Muitos sentimentos foram despertados no instante em que encontrei esse blog... O hino de Campina Grande, assim como seus símbolos foram essenciais na construção de quem sou hoje... É uma pena que hoje nossos jovens não tenham acesso aos símbolos de nossa cidade, antes de sair a escola, o hino de Campina fazia parte de minha vida diária, enquanto me preparava para os deveres de estudante, cantava o hino todos os dias presente na rádio local, no programa do querido Hilton Mota... Quantas saudades!!
E sobre os símbolos antigos de Campina?
No vídeo da "Cápsula do tempo" que está enterrada no monumento aos ariús (e postado aqui mesmo no RHCG) aparece o prefeito Evaldo Cruz hasteando o novo pavilhão e, em um rápido lapso, dá pra ver a bandeira antiga. Pelo que vi, tinha o desenho do monumento aos pioneiros.
De qualquer forma, gostaria de conhecer essa e outras bandeiras da nossa cidade.
Abraços
Oi
Oi
Por que a Bandeira de Campina Grande mudou? Quais os significados de suas novas cores?